Compaz realiza curso de mediação em parceria com Assembleia Legislativa do Ceará

22 de junho de 2022 - 14:31 # # # # #

A Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (Compaz), em parceria com o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (CMGC) da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou na última segunda-feira (20/06), aula inaugural do Curso de Mediação Comunitária Narrativa Circular. A atividade é uma ação educativa voltada para informar e capacitar a sociedade sobre a mediação, a cultura de paz e a pacificação social.

Na abertura da aula, a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, ressaltou que a gestão do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), prioriza a cultura de paz para a humanização no Poder Legislativo. “Estamos trazendo esse curso, que é de fundamental importância, porque, através dos círculos restaurativos, podemos formar multiplicadores para levar essa paz, diálogo e resolução de conflitos para que atuem como mediadores em todos os contextos sociais”, afirmou.

Cristiane Leitão agradeceu à governadora Izolda Cela (PDT), que na época, como vice-governadora, foi incentivadora da implantação do Centro de Mediação de Gestão de Conflitos da Assembleia. “Trata-se de um espaço que busca fortalecer o desenvolvimento do diálogo na sociedade e tem como missão oferecer conhecimento acerca dos meios consensuais  de soluções de conflitos”, ressaltou.

A coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Raísa Pontes, destacou que a Vice-Governadoria tem um trabalho atuante no Estado com relação a cursos e implementação de capacitação e que a parceria teve início em 2021. ”Quisemos trazer esse olhar também para o âmbito Legislativo. Essa cooperação técnica que construímos é bem importante porque atinge tanto o público interno como também o externo. O papel de quem trabalha com a gestão de conflitos é o de levar a todos o conhecimento acerca do movimento da cultura de paz, fomentando, inclusive, a sustentabilidade e a responsabilidade social”, destacou.

Sobre o curso

As aulas do curso são ministradas pelas facilitadoras Cristiane Holanda, conselheira estadual da Educação, gestora da Compaz, e Lilian Gondim, instrutora de formação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conciliadora, mediadora, instrutora e facilitadora de círculos de construção de paz.

Para Cristiane Holanda, a mediação de conflitos proporciona uma nova rota de vida e transformação para qualquer indivíduo. ”Plantamos essa semente. Mais do que saber falar, precisamos saber agir e exercitar o dom da escuta. Quando aprendemos a ouvir, algo em nós evolui, porque estabelecemos uma conexão verdadeira e, na mediação, exercemos a escuta ativa. Aqui vamos aprender o valor que tem uma autobiografia e as nossas histórias fazem a nossa corrente do amor e do bem”, destacou.

Lilian Gondim ressaltou que a proposta do curso traz uma inovação porque utiliza o Modelo Circular Narrativo, desenvolvido em meados dos anos 1990 pela mediadora americana Sara Cobb, na Universidade de Santa Barbara, na Califórnia (Estados Unidos).

”No Brasil, não há registro dessa prática e estamos oferecendo pela primeira vez aqui no estado do Ceará o momento de trabalharmos a terceira linha da mediação de conflitos. O Modelo Circular Narrativo tem o objetivo de fomentar a reflexão e mudar o significado do conflito visando à interação das partes. Além deste, temos outras duas linhas de estudo da mediação de conflitos, a tradicional de Harvard e a transformativa de Bush e Folger, que fundamenta-se também na comunicação, mas com foco no aspecto relacional”, diferenciou.

Serviço

O Curso de Mediação Comunitária Narrativa Circular prossegue nos dias 21, 27 e 28 de junho, das 13 horas às 17 horas, no auditório do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), 3º andar, anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), do Poder Legislativo.