Com apoio da Vice-Governadoria, município de Acaraú ganha 58 facilitadores e realiza mais de 500 Círculos de Paz

28 de fevereiro de 2022 - 15:46 # # # #

Através da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (COMPAZ), braço da Vice-Governadoria do Ceará, o município de Acaraú ganhou, nesta segunda-feira (28), 58 novos facilitadores após a realização de curso com certificação nas temáticas e práticas de paz. Os educadores, no processo de aprendizagem, também realizaram mais de 500 Círculos de Construção Paz, um recorde no estado. A solenidade, que aconteceu via internet, contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela.

Izolda Cela reiterou o compromisso da Vice-Governadoria com os cursos, as ações e as práticas desenvolvidas pela COMPAZ. “Nós, dentro dessa visão de prevenção, no espaço que nos cabe de articulação, estamos no apoio e caminhando ao lado da justiça restaurativa, junto das escolas, dos círculos, com todo esse comprometimento para favorecer um bom ambiente para o desenvolvimento e a ampliação dessas práticas”, apontou.

Cristiane Holanda, gestora da COMPAZ, ressaltou que o trabalho é feito por meio de diversas pessoas e visa o longo prazo. “O desejo constante, o foco, nos ajuda a alcançar os nossos objetivos. É um plantio diário. É um trabalho fundamental para que a paz seja alcançada no Ceará, que é o que buscamos de forma primordial”, disse.

Também estiveram presentes o titular da Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação 3 (Crede), Paulo Sérgio Fontenele, funcionários da rede educacional dos municípios de Marco e Bela Cruz, além de entusiastas da área e demais autoridades.

Bom histórico

A Vice-Governadoria, por meio de diversas ações, promove a criação e a manutenção de uma cultura de paz no Ceará como mecanismo de prevenção e de educação. De 2016 até 2022, um total de 43 cursos de Justiça Restaurativa e Círculos de Paz já foram oferecidos. Somente no estado, mais de 700 facilitadores foram formados, com o número de Círculos de Paz realizados ultrapassando a casa dos 5 mil.

“Seguimos em busca da implementação de uma cultura de paz no Ceará, algo muito importante para nós. São números expressivos para que possamos conseguir esse objetivo”, completou Cristiane Holanda.