Izolda Cela participa de reunião para debater comitê sobre Justiça Restaurativa no Ceará

13 de janeiro de 2022 - 13:23 # # # # # # # # #

A vice-governadora Izolda Cela participou de reunião, nesta quinta-feira (13), para debater maiores detalhes acerca do Comitê Interinstitucional da Rede de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz do Ceará. O encontro aconteceu de forma remota e serviu como pontapé inicial para a tomada de maiores ações voltadas para a temática. A principal missão do comitê é fortalecer e utilizar a Cultura de Paz como instrumento de efetivação do desenvolvimento humano e da pacificação social.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; os deputados estaduais Renato Roseno, Queiroz Filho e Érika Amorim; a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Socorro França; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o superintendente da Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Roberto Bassan; o secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Graça Quental; além de outras autoridades.

Izolda Cela ressaltou a importância do encontro e que um esforço coletivo se faz necessário para atingir os objetivos apontados na questão da prevenção social. “Queremos aproveitar a oportunidade de ter esses recursos para que possamos sistematizar, planejar e ver como podemos trabalhar essas ações visando ganhar escala. O objetivo é que possamos aproveitar esse momento para fortalecer essas ideias, principalmente no âmbito das instituições. Tenho certeza que isso é apenas uma semente para colhermos no futuro”, pontuou.

Élcio Batista salientou o impacto da Cultura de Paz para um bom trabalho de prevenção social no estado. “É sempre importante trabalhar com a Cultura de Paz. A prevenção é a melhor forma de tratarmos os conflitos sociais, a violência. Investir em prevenção é fundamental, assim como melhorar a qualidade dos serviços públicos. Esse trabalho de prevenção será valorizado lá na frente”, disse.

A gestora de Coordenação da Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda, revelou que a ideia é seguir levando os conceitos trabalhados no comitê para diversos municípios cearenses. “Queremos cada vez mais continuar em todos os municípios do Ceará. Já temos por volta de 1000 pessoas formadas através dos nossos cursos de círculos de formação de paz. Vamos trabalhar em conjunto para que possamos levar todos esses valores para as pessoas que precisam”, comentou.

Próximos passos

Após a exposição dos objetivos propostos para o comitê, além da abertura para perguntas e comentários dos participantes, ficou decidida nova reunião em breve para dar seguimento ao planejamento e ao plano de ações para a expansão dos conceitos da Justiça Restaurativa e Cultura de Paz no Ceará, visando assim um maior cuidado com as vulnerabilidades sociais do estado.