Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência

30 de abril de 2021 - 09:14 # # # #

O Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico, tem como objetivo geral qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, na perspectiva de redução de vulnerabilidades e de violências para públicos específicos: crianças, jovens, adolescentes gestantes, egressos do sistema socioeducativo, população LGBT e mulheres em situação de violência.

O PReVio possui três pilares principais: um direcionado à prevenção social da violência, outro para modernização policial, e um terceiro para a prevenção da reincidência infracional em adolescentes.

A vice-governadora Izolda Cela destaca a importância das ações do programa. “Eu tenho plena convicção de que existe muito potencial entre os jovens da periferia, e a nossa intenção é dar uma perspectiva de vida para essas pessoas em vulnerabilidade social. Ações preventivas de combate à violência sempre serão o melhor caminho para a pacificação social.”

Entre as estratégias centrais do programa, está o incentivo a ações que fortaleçam o planejamento e a gestão municipal da segurança e contribuam para a prevenção comunitária da violência, incluindo a violência doméstica, de gênero e juvenil, com estimativa de beneficiar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ de dez municípios que concentram 60% dos homicídios de adolescentes e jovens do Ceará (Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Sobral).

O programa também concentrará seus esforços em fortalecer a capacidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em prevenir e investigar crimes violentos no Estado, com foco especial nas áreas mais vulneráveis à violência de Fortaleza. Para isso, promoverá ações e programas que fortaleçam a capacidade de análise criminal da SSPDS com dados e inteligência artificial, as estratégias de policiamento comunitário orientado para a solução de problemas e a capacidade de inteligência e investigação policial.

“Haverá uma série de investimentos para melhorar ainda mais a inteligência policial e a investigação policial. Serão adquiridos equipamentos tecnológicos para o nosso data center, equipamentos para a Perícia Forense. E também teremos, com esses recursos, o investimento em policiamento de proximidade. Faremos uma melhor estruturação da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), com os equipamentos que serão adquiridos. E, por fim, utilizaremos esses recursos para o desenvolvimento de novos sistemas de informações para apoio da Secretaria da Segurança no combate ao crime no Estado”, explica o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron.

Por fim, o PReVio apoiará a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) com objetivo de evitar a reincidência infracional dos adolescentes do Estado, trabalhando com os 18 centros socioeducativos administrados pela SEAS. Para isso, realizará ações e programas centrados na identificação e manejo dos fatores de risco, segurança dos adolescentes e funcionários, ampliação e adequação da oferta de educação e empregos e programas de reinserção comunitária e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.