Vice-Governadoria e Seas certificam 17 facilitadores após curso de Justiça Restaurativa

27 de janeiro de 2022 - 14:28 # # # # #

A Vice-Governadoria do Ceará, através de sua Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (COMPAZ), certificou 17 facilitadores após a conclusão de curso com duração de 50 horas sobre Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. A ação aconteceu em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e contou com a presença do titular da pasta, Roberto Bassan. O evento aconteceu nesta quinta-feira (27) e pôde ser acompanhado através da internet.

A gestora da Coordenação da Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda, parabenizou a todos e destacou a importância da continuidade do uso das práticas aprendidas no dia a dia. “Essa é uma ferramenta poderosa, valiosa. Desejo que vocês continuem zelando, regando, pois é uma semente que cresce e irá florescer no futuro. É uma semente viva que temos que regar, estudar e utilizar diariamente”, disse.

A Rede de Justiça Restaurativa atua de forma integrada com pessoas que fazem parte das instituições, aliando as propostas para integrar e coordenar ações necessárias para a prevenção da violência por meio de práticas restaurativas. A COMPAZ tem como objetivo ampliar, integrar, articular e fortalecer os princípios, valores e ações que promovem a Cultura de Paz, por meio de formações e metodologias ativas, fortalecendo e implementando práticas restaurativas em todo o Ceará.

Gratificante

Já com seu certificado, a concludente Yasmin de Souza se emocionou ao relatar experiências adquiridas nos mais de 80 Círculos de Paz realizados nos Centros Socioeducativos através do curso. “Só tenho a agradecer. É um prazer estar aqui e sigo à disposição. Vivi momentos únicos participando dos nossos momentos. Com certeza agrega muito conhecimento para você sentir e dar espaço para o outro. É muito gratificante ter participado de tudo isso”, concluiu.