40 jovens do Virando o Jogo são selecionados para vagas de aprendiz no Banco do Nordeste

12 de novembro de 2021 - 15:43 # # # # # #

Rodrigo Barros - Texto Queiroz Netto - Fotos

Quarenta jovens que concluíram a primeira edição do Virando o Jogo (política pública do Governo do Ceará que faz parte do Programa Superação) foram selecionados para vagas de aprendiz no Banco do Nordeste (BNB). Na tarde desta sexta-feira (12), eles estiveram na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), responsável pela execução do Programa Jovem Aprendiz, para assinar contrato.

A expectativa é que eles iniciem às atividades no dia 18 de dezembro. “Chegou a hora desses meninos colherem os frutos de todo o esforço que eles tiveram. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por conta da pandemia, o ingresso deles no mercado de trabalho prova que o projeto vem dando resultado”, ressaltou a supervisora técnica do Virando o Jogo, Ravena Bezerra.

“É uma oportunidade muito importante para esses jovens. Eles vão ter carteira assinada, receber um salário mínimo, vale alimentação e vale transporte. Além disso, a carga horária será de 20 horas semanais, o que permite a conciliação com os estudos”, afirmou a assistente social do CIEE, Bruna França.

Durante a assinatura dos contratos, os sorrisos se misturavam com as lágrimas de emoção. Felipe Magalhães, 19, é morador do bairro Messejana, em Fortaleza. Após a conclusão da primeira turma do Virando o Jogo, ele conseguiu o tão sonhado acesso ao mercado de trabalho. “Isso é a realização de um sonho. Tenho o objetivo de passar em um concurso, e esse estágio no Banco do Nordeste vai me ajudar muito nessa caminhada, explicou.

O contrato entre os adolescentes e o BNB tem validade de dois anos. A Vice-Governadoria e o CIEE estão trabalhando para que os participantes da segunda turma, que vão finalizar o projeto em janeiro, também tenham a mesma oportunidade.