Superação: 915 jovens realizam ações comunitárias até próxima segunda-feira (16)

13 de agosto de 2021 - 16:41 # # # # # # # #

João Pedro Guedes - Repórter Queiroz Netto - Fotos

Jovens da segunda edição do Virando o Jogo, política pública do Governo do Estado que faz parte do Programa Superação e conta com a execução da Vice-Governadoria, irão completar a segunda fase de atividades, quando realizam ações comunitárias, até a próxima segunda-feira (16). A atual etapa conta com um total de 915 participantes espalhados pelas cinco áreas de atuação do projeto em Fortaleza.

Diferentemente do que aconteceu com a primeira edição do Virando o Jogo, quando somente quatro áreas foram contempladas, na segunda edição o local de atuação do projeto foi expandido e agora um total de 24 bairros são atendidos. Os lugares são escolhidos através de critérios que levam em conta dados socioeconômicos, números relativos à população na faixa etária de 15 a 19 anos, como índices de quantidade de jovens por área e evasão escolar, entre outros.

Grupo promissor

O monitor Antônio Carlos, 64, responsável por turmas na área 4, que engloba bairros como a Granja Portugal, se diz muito contente ao observar como vários jovens ligados ao Virando o Jogo vem evoluindo em diversos sentidos. “Acompanhando de perto esses garotos há algum tempo, consigo notar a mudança até mesmo na personalidade de cada um depois da entrada deles no projeto. Torço para que todos consigam buscar seus diplomas ao final dos cursos e que também entrem no mercado de trabalho”, relatou.

O orgulhoso monitor aproveita a oportunidade para citar como o nome “Virando o Jogo” casa muito bem com a história de diversos matriculados . “O nome do projeto não é à toa. É uma verdade. Aqui temos pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, mudar de vida, e através do projeto nós podemos ajudar de alguma maneira para que alcancem seus objetivos”, disse.

Próximo passo

Após passarem pelas fases de formação cidadã e ação comunitária, os jovens seguem agora para a qualificação profissional. A previsão é que nova etapa tenha início no dia 23 deste mês. Com acesso aos espaços do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para aulas técnicas e práticas, os inscritos poderão escolher entre diversos cursos como de assistente administrativo, operador de turismo receptivo, produtor cultural, recepcionista em meios de hospedagem, vendedor, fotografia, modelista, barbearia, cabeleireiro assistente, manicure e pedicure, maquiador, eletricista, montagem e reparo de computadores, pizzaiolo e salgadeiro.

Em busca do sonho

Mesmo com diversas opções, a jovem Mariana Lorena, 19, já sabe muito bem o que vai fazer quando entrar nas instalações do SENAC. “Vou escolher fotografia. Sempre fui apaixonada, mas nunca tive como fazer qualquer curso sobre isso. Eu tô muito feliz por ter essa oportunidade à disposição e por ter acesso aos professores, aulas, todo o conteúdo voltado para essa área”, comentou de forma eufórica.

Além da felicidade por poder cursar algo de seu interesse, a jovem lembra como o Virando o Jogo também foi importante para seu desenvolvimento social. “Desde o início nos sentimos muito acolhidos. Tivemos ótimos professores, pessoas que nos acompanharam, quiseram nos conhecer e conhecer também a comunidade. Fico muito feliz de participar de um projeto assim”, finalizou.