Vice-Governadoria do Ceará e Assembleia Legislativa assinam termo de cooperação em mediação de conflitos

31 de agosto de 2021 - 18:24 # # # # # #

A Vice-Governadoria do Ceará e a Assembleia Legislativa agora são parceiras na resolução e mediação de conflitos. A colaboração foi celebrada na tarde desta terça-feira (31) após assinatura de termo de cooperação pela vice-governadora Izolda Cela e o vice-presidente da Casa, o deputado Fernando Santana. O documento visa ampliar experiências e boas práticas relativas aos métodos consensuais de solução de conflitos, e questões de mediação comunitária.

Também estiveram presentes na solenidade a assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia, a primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, as coordenadoras do Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos (NUMGEC) da Assembleia Legislativa, Juliana Holanda e Raíssa Pontes, além da responsável pelo Núcleo de Práticas Sistêmicas, Selma Machado.

Izolda Cela comemorou a assinatura da colaboração envolvendo Vice-Governadoria e Assembleia Legislativa, destacando o valor da cooperação entre as partes. “Eu vejo essa parceria como algo bem promissor. É uma daquelas coisas simples, mas que em muitas oportunidades não é fácil de medir o tamanho da importância. A criação do NUMGEC por parte da Assembleia foi outro passo também importante”, disse.

Fernando Santana comentou como será de grande ajuda a experiência da Vice-Governadoria na área e o fato da instituição já possuir um núcleo próprio voltado para a resolução de conflitos e a cultura de paz. “Vamos tratar, cuidar e buscar estar auxiliando conflitos através do diálogo. A Vice-Governadoria já tem expertise e agora vamos todos nos ajudar, trocar experiências, para que se possa aprimorar ainda mais esse trabalho de mediação”, pontuou.

Sobre o termo

O termo de cooperação assinado nesta terça-feira destaca que o objetivo é avançar nas práticas autocompositivas e práticas restaurativas. O NUMGEC e a Vice-Governadoria passarão a organizar encontros periódicos no intuito de debater propostas, experiências e boas práticas relativas aos métodos consensuais de solução de conflitos, assim como questões abordadas na mediação comunitária. A parceria também envolverá a realização de cursos, palestras e capacitação.

Carla da Escóssia aproveitou a oportunidade para relembrar como a Vice-Governadoria vem apoiando diversas ações voltadas para a resolução e a mediação de conflitos. “Acho que o termo firmado hoje é uma inovação muito importante. Na situação que estamos atualmente, as saídas são coletivas. É preciso que a gente se junte para realizar esses projetos. Nós temos nos esforçado para fortalecer toda essa dimensão que engloba a justiça restaurativa”, finalizou.