Vice-Governadoria do Ceará promove palestra sobre a contribuição da comunicação não violenta para resolver conflitos

27 de outubro de 2020 - 12:00 # # #

A Vice-Governadoria do Ceará promoveu na manhã desta terça-feira (27) uma palestra para debater os benefícios da comunicação não violenta visando a resolução de conflitos. O evento virtual, que aconteceu por meio da coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, contou com a participação de Iuri Storch, idealizador do Instituto Bem-te-Vi.

Iuri Storch iniciou sua fala lembrando como os encontros pautados na justiça restaurativa ajudam na compreensão do outro e como isso pode auxiliar a resolução de conflitos. “Acho muito bonita a contribuição da justiça restaurativa no sentido de trazer um olhar sistêmico para a violência, para a gente compreender que a violência de um afeta a todos, que aquela interação violenta, seja apenas entre duas pessoas, acaba atingindo o todo, o grupo geral e que isso tem seus impactos sociais”, disse.

O palestrante também ressaltou as ligações humanas criadas pela comunicação não violenta, além de destacar o desenvolvimento social através da metodologia utilizada. “O objetivo desse tipo de abordagem é promover a conexão. Esse é o objetivo maior. Existe uma série de exercícios, metodologias, técnicas, de como conduzir as pessoas e a nós mesmos a nos direcionar, através da linguagem, para que desenvolvamos um olhar mais humano sobre essas situações”, pontuou.

Lilian Gondim, representante da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, salientou a importância das reuniões. “O Fórum é uma união de vários órgãos públicos e particulares que juntamente com a sociedade auxilia no fortalecimento da Cultura de Paz por meio da Mediação, Justiça Restaurativa e demais práticas consensuais, através da educação, comunidades, segurança pública e tantos outros parceiros que são mediadores, facilitadores de círculos de construção de paz, consteladores e conciliadores”, comentou.

Fórum Estadual de Mediação

O Fórum Estadual de Mediação atua como parceiro do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, dentre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, OAB, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.

As instituições que desejam participar do Fórum devem entrar em contato com a coordenação de mediação da Vice-Governadoria pelo telefone (85) 3459.6116.