Vice-Governadoria do Ceará promove curso sobre Círculos de Construção de Paz

24 de fevereiro de 2021 - 10:13 # # # #

Visando um aprimoramento educacional de todos os professores e demais profissionais de educação, a Vice-Governadoria do Ceará, em parceria com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) de Sobral, lançou na última segunda-feira (22) um curso para capacitar facilitadores que buscam trabalhar com os círculos de construção de paz e seus desdobramentos.

Com duração até a próxima sexta-feira (26), o curso conta com a instrução da gestora da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria do Ceará, Cristiane Holanda, além da participação da facilitadora e especialista em cultura de paz, Nádia de Paula.

Cristiane Holanda destacou a importância da participação em massa dos profissionais de educação interessados em conhecer novas maneiras de tratar seus alunos dentro da sala de aula. “Estamos querendo sensibilizar todas as escolas do Ceará nesta temática da comunicação não-violenta e círculos de construção de paz. Para isso vamos continuar promovendo uma série de cursos”, disse.

“Estudar essa temática com profundidade é algo fundamental para a implementação de uma cultura de paz nas escolas. A plataforma Círculos em Movimento, que deve encerrar um outro curso no final deste mês, é uma de nossas atividades que fomenta a capacitação de várias pessoas nesta área”, completou a gestora.

Círculos em Movimento

A plataforma online Círculos em Movimento (CEM) busca uma formação continuada para professores numa linguagem que possa ser traduzida dentro da sala de aula, servindo para ampliar as condições dos educadores. Assim, estudantes poderão pensar a vida de maneira mais global e aprenderão a conviver de forma pacífica.

A CEM visa também divulgar práticas restaurativas dos círculos de construção de paz, sensibilizar e atrair o interesse das pessoas pelos círculos, incentivar a busca de treinamento presencial, além de fornecer um espaço para troca de experiências relacionadas ao projeto.

Fórum de Mediação

Também nesta semana, na próxima quarta-feira (24), acontece mais uma reunião do Fórum de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. O evento, que será às 14h e poderá ser acompanhado através da internet pelo link https://meet.google.com/dej-nooh-jur, contará com as participações de Petronella Boonen e Cida Medeiros.

O Fórum atua como atividade parceira do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições. Entre elas estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria.

As instituições que queiram integrar o Fórum devem entrar em contato com a Coordenadoria de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459 6116.