Vice-Governadoria do Ceará realiza palestra sobre restauração em tempos traumáticos

25 de novembro de 2020 - 18:03 # #

A Vice-Governadoria do Ceará realizou na tarde desta quarta-feira (25) palestra com a presença do criador e coordenador do Espaço de Diálogo e Restauração, Marcelo Luiz Pelizzoli. O evento, que aconteceu através da internet, abordou a restauração em tempos traumáticos e seus dilemas.

A reunião, promovida também pelo Fórum Estadual de Mediação, parceiro do Pacto por um Ceará Pacífico, pôde contar com a participação de professores, estudantes e demais entusiastas do tema por meio do envio de perguntas pelo chat.

Marcelo Luiz Pelizzoli, já no início de sua fala, discorreu sobre como os traumas de cada indivíduo impactam diretamente na convivência social. “Se você passa por uma situação traumática, a tendência é reproduzir isso, é passar toda essa experiência adiante. Sociedades muito traumatizadas possuem dificuldade para ouvir, nestas situações percebemos vítimas e agressões a todos os lados, inclusive dentro das casas”, disse.

O palestrante também comentou um trauma atual de todo o mundo, a pandemia de Covid-19. “Esse período (de pandemia) traz várias lições para nós. Uma mais óbvia é a ecológica, como o desequilíbrio entre homem e natureza pode afetar nosso dia a dia. Isso coloca em teste todo o modelo de cuidado de saúde das pessoas e de como somos vulneráveis”, pontuou.

Maria Aparecida de Medeiros, jornalista e facilitadora de círculos de construção de paz, também esteve presente na reunião e falou como a palestra foi enriquecedora. “O professor Marcelo Pelizzoli, mais do que trazer perguntas, trouxe espaços abertos e livres para serem explorados. Ele traz uma ideia de que, mais do que falar dos nosso problemas, podemos abordá-los, passando por nossas vulnerabilidades e ainda sim sermos felizes”, ponderou.

Veja novamente

O evento desta quarta, na íntegra, encontra-se disponível no canal oficial da Vice-Governadoria no Youtube, Vicegov Live. Por lá também é possível assistir outras reuniões e palestras com a presença de diversas personalidades.