Izolda Cela participa do Primeiro Encontro Internacional de Gestão da Justiça Restaurativa

25 de fevereiro de 2021 - 16:12 # # # # #

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou na tarde desta quinta-feira (25) do Primeiro Encontro Internacional de Gestão da Justiça Restaurativa: Compartilhando Experiências. Promovido pelo instituto especializado na área, AATMA BAL, com apoio do Governo do Ceará, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Fórum Nacional de Mediação (FONAME), o evento virtual contou com a participação de entusiastas do assunto de todo o mundo.

Em sua fala inicial, Izolda Cela salientou o papel do poder público na tentativa de implementar novas formas de combater à violência. “Já inicialmente, percebemos rapidamente que seria preciso uma outra abordagem para que nós pudéssemos ter uma chance para enfrentar toda a problemática da violência. Felizmente foi possível trabalhar de uma forma estratégica com alguns setores do governo para introduzir métodos como a Justiça Restaurativa dentro da agenda”, pontuou.

Segundo a vice-governadora, encontros como o desta quinta-feira são muito importantes para fomentar debates válidos visando a resolução de problemas futuros. “Este é um encontro que considero muito promissor. Uma plantação valiosa para que tenhamos a chance de colher os frutos de uma maneira melhor lá na frente. Nós não teríamos nenhuma chance se trabalhássemos esse tema de uma forma desorganizada. É preciso união”, completou.

Mais ações

Através de diversas ações, a Vice-Governadoria do Ceará apoia de forma contínua a criação de uma cultura de paz na sociedade. Uma das formas de fomentar essa ideia é por meio da plataforma online Círculos em Movimento (CEM), que busca uma formação continuada para professores, oferecendo cursos e maneiras de capacitação, numa linguagem que possa ser traduzida dentro da sala de aula, servindo para ampliar as condições dos educadores.

O Fórum de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz é mais um exemplo. O Fórum atua como atividade parceira do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições. Entre elas estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria.