Vice-Governadoria do Ceará abre inscrições para curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa

18 de fevereiro de 2021 - 11:21 # # # # #

Estão abertas as inscrições para o curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa. Promovido pela Vice-Governadoria do Ceará, através da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Prefeitura de Sobral, o curso é voltado para educadores e demais profissionais interessados no desenvolvimento da cultura de paz e tem como objetivo o fortalecimento dos conhecimentos teóricos e práticos acerca da área. As inscrições podem ser feitas no site https://www.even3.com.br/inscricaocnvjr/.

Todas as atividades, que somadas terão carga horária de 20 horas, acontecerão de forma remota com as aulas e palestras sendo transmitidas por meio do canal da Secretaria da Educação de Sobral no Youtube, sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h. A formação contará com palestrantes renomados nacionalmente e internacionalmente, estudo de casos e outras metodologias ativas. As aulas, que poderão ser consumidas em tempo real, também ficarão à disposição por até uma semana na plataforma online.

Gestora da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria do Ceará, Cristiane Holanda ressaltou a importância de uma boa adesão por parte dos funcionários envolvidos com a educação pública cearense. “Nós queremos que todos os professores envolvidos em nossas escolas estaduais e municipais possam participar desse curso. É um jeito de trabalhar as competências socioemocionais de uma melhor forma”, disse.

A professora também pontuou a constante necessidade de estudar as áreas que serão ofertadas no curso visando um melhor resultado educacional geral. “Neste momento da pandemia, tão difícil, esse curso vem como um presente. Estudar essa temática com profundidade é algo fundamental para a implementação de uma cultura de paz nas escolas. Além do material que vamos oferecer em março, também existe a plataforma Círculos em Movimento, que deve encerrar um outro curso no final deste mês e vem promovendo a capacitação de várias pessoas”, completou Cristiane Holanda.

Aula inaugural

O pontapé inicial para o curso está previsto para o dia 5 de março, às 14h, com a abertura oficial das atividades sendo feita pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela. A data também contará com as participações do secretário da Educação de Sobral, Hebert Lima, e com o reitor da UFC, Cândido Albuquerque.

Curso: Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa
Carga horária: 20 horas