Vice-Governadoria do Ceará promove encontro virtual com jovens sobre justiça restaurativa e mediação escolar

14 de outubro de 2020 - 11:21 # #

A Vice-Governadoria do Ceará promoveu na manhã desta quarta-feira (14) mais um encontro virtual com jovens para o compartilhamento de experiências envolvendo os Círculos de Paz nas escolas e comunidades. O evento, que teve como mediadora Célia Passos, aconteceu através da coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, em parceria com a Pastoral do Menor e o Pacto por um Ceará Pacífico.

Nadia Maria de Paula Gomes, representando a Vice-Governadoria, abriu a conferência ressaltando a importância da existência dos círculos não só no ambiente escolar, mas também no meio social. “Gostaria de agradecer aos jovens que continuam se conectando com os círculos e com suas propostas. Somos gratos por tudo que vocês vem construindo nas escolas, nas comunidades e no Ceará”, pontuou.

Colaborador do Núcleo de Ação Pela Paz (NAPAZ) do bairro Vicente Pinzón, ação vinculada ao Pacto por um Ceará Pacífico que completou quatro anos na última segunda-feira (12), o jovem Breno Gabriel comentou como as reuniões com os círculos marcaram sua vida. “Toda essa experiência com outros jovens me deu uma certa visibilidade, além de responsabilidade. Os círculos nos coloca como iguais. Ouvir um jovem, adolescente, falando que graças aos círculos ele passou a se sentir acolhido, tendo sua fala escutada pela primeira vez, é marcante”, lembrou.

Hiara da Silva, orientadora educacional baseada em Sobral, contou como as conversas com alunos e demais profissionais ajudam no crescimento pessoal em diversas maneiras. “Os círculos ajudam a transformar vidas. Aprendi a ser livre, a me desprender de julgamentos com essas experiências. Trazer para dentro de uma escola municipal um espaço para os alunos reconhecerem suas fragilidades, e poderem falar delas, é muito importante”, disse.

Fórum Estadual de Mediação

O Fórum Estadual de Mediação atua como parceiro do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, dentre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, OAB, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.

As instituições que desejam participar do Fórum devem entrar em contato com a coordenação de mediação da Vice-Governadoria pelo telefone (85) 3459.6116.