Fórum de Estadual de Mediação discute publicação reunindo experiências sobre o projeto

26 de novembro de 2019 - 16:06 # # # # # #

Igor Cavalcante - Repórter Queiroz Netto - Fotos

Representantes de instituições públicas ligadas à Educação e à Justiça no Ceará se reuniram na tarde desta terça-feira (26) para a edição deste mês do Fórum Estadual de Mediação. O encontro, realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), foi articulado pela Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, da Vice-Governadoria do Ceará.

Em outubro deste ano, integrantes do Fórum acataram a proposta de criar uma publicação reunindo artigos sobre a experiência de cada instituição na iniciativa. Já no encontro desta terça-feira, foi discutido modelo e o método de trabalho para a elaboração da coletânea. 

“Os artigos serão importantes porque vamos implementar o Fórum, fazer com que as pessoas se interessem mais. Mesmo já sendo um projeto consolidado, temos uma alternância muito grande todo mês, então essa ideia é para trazer mais engajamento e mais respaldo”, explicou Pedro França, representante da coordenação de mediação da Vice-Governadoria. 

Fórum de Mediação

Reunido mensalmente, o Fórum busca estabelecer uma troca de experiências entre instituições que lutam para promover a educação, combater a violência e desenvolver uma cultura de paz. 

“É uma grande alegria sediar essa reunião porque vemos as mais diversas instituições atuando com o fim único de construir a cultura de paz, procurando compreender o outro, ter sensibilidade com o outro. É um olhar, um afago, uma palavra amiga num tempo em que vivemos com tanta intolerância por cor da pele, religião e política. É muito interessante para nós integrar esse grupo e ver o Governo do Ceará tão preocupado com essa cultura de paz”, ressaltou Suzyanne Pessoa, presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-CE. 

Pacto por um Ceará Pacífico

O Fórum atua como atividade parceira do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, entre elas estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões ocorrem mensalmente. 

As instituições que desejam integrar o Fórum devem entrar em contato com a Coordenadoria de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações sobre o os cursos nas áreas de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459.6116.