Vice-governadora coordena a 1ª edição do Fórum Estadual de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz de 2019

20 de março de 2019 - 15:51 # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria Queiroz Neto - Fotos

Nesta quarta- feira, 20, a Vice-governadora Izolda Cela esteve à frente das atividades da 1ª edição do Fórum Estadual de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz de 2019. O evento, realizado na Vice-governadoria do Ceará, contou com a presença de dezenas de entidades e instituições parceiras.

“Estamos começando animados o ano de 2019, pois o Fórum é muito importante e a integração dessas instituições, ajuda no planejamento das ações, pois uma vai fortalecendo a outra em diversas casos, além de melhorar ainda mais com articulação e comunicação, que se torna possível e se fortalece aqui no fórum. Essa congregação de diversas instituições do Estado, e também privadas e não governamentais, com um histórico e um serviço prestado nessa área de justiça restaurativa, mediação e cultura de paz faz com que tenhamos ótimas perspectivas para 2019”, destaca a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela.

Durante o encontro, as instituições e convidados presentes falaram sobre as ações realizadas, trocaram experiências e inciiaram o planejamento para as ações no ano de 2019. Além disso, foi debatido o calendário de reuniões para este ano.

O juiz Jaime Medeiros Neto, coordenador do Núcleo Judicial de Justiça Restaurativa do Fórum Clóvis Beviláquia (Nujur), ligado ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará esteve presente no evento e destacou a importância do Fórum Estadual.

“Foi um encontro muito positivo, conseguimos extrair uma série de ações a serem tomadas e saímos daqui com uma reconscientização do nosso papel enquanto instrumentos de pacificação social e sobretudo fixando a ideia que é uma semente que foi plantada e gera frutos, mas precisamos ainda fazer uma divulgação maior das ações para muitas parcelas da sociedade. Se nota claramente uma evolução no sentido das instituições valorizarem cada vez mais a mediação e justiça restaurativa”.

Criado em 2016, o Fórum atua como parceiro do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, dentre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, OAB, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.

As instituições que desejam entrar para o Fórum devem entrar em contato com a Coordenação de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações sobre o os cursos nas áreas de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459.6116.