Ações do Fórum das Escolas pela Paz avançam no Grande Bom Jardim

29 de setembro de 2017 - 08:35

Nesta quinta-feira (28), a secretária executiva da vice-governadoria e coordenadora de gestão territorial do Pacto Por um Ceará Pacífico, Carla da Escóssia, participou de um encontro com diretores e coordenadores de escolas municipais do Grande Bom Jardim para debater a construção do fluxo da rede de serviços socioassistenciais do território fortalecida com a articulação do Ceará Pacífico e as entidades.

Além disso, os gestores de escolas foram apresentados ao Fórum das Escolas pela Paz, idealizado por um grupo de escolas estaduais. Durante a reunião, o sociólogo e coordenador do Comitê de Prevenção a Homicídios na adolescência da Assembleia Legislativa, Tiago de Holanda, mostrou os resultados do projeto “Cada Vida Importa” e destacou as ações do Comitê pela prevenção a homicídios na adolescência.
Carla da Escóssia durante o evento apresentou o Ceará Pacífico aos gestores e explicou as ações, propostas e projetos desenvolvidos em parceria com o Ceará Pacífico nos territórios de paz.

“O Fórum é uma iniciativa das escolas para enfrentar as situações de violência dentro do universo escolar. É importante que os diretores se reconheçam entre eles para que possam construir novas estratégias e se fortalecer para combater a violência. O Ceará Pacífico é um parceiro dentro do Grande Bom Jardim nesse processo de construção coletiva do fórum e busca articular entre escolas, entidades e setores institucionais para que possamos reduzir a violência e enfrentar os índices de homicídios. Vamos apoiar professores, alunos e famílias dentro das necessidades para construir um fórum de paz no bairro”, destaca a coordenadora de gestão territorial do Pacto Por um Ceará Pacífico.

Responsável pela articulação com as escolas estaduais para a criação do Fórum, a diretora da EEFM Senador Osíres Pontes, Francidélia Moura, explicou para os diretores das escolas municipais a importância da participação destas na construção do fórum unificado. “A proposta é trazer as escolas municipais para participar do fórum para que passem a realizar parcerias que são fundamentais para as escolas na luta contra a violência e o tráfico. O Ceará Pacífico abriu as portas da escola para essas parcerias com círculos de paz, mediação, projetos sociais, esportivos, no somar forças para que encaremos de frente”.

“O Ceará Pacífico também compõe o Comitê de Prevenção a Homicídios na Adolescência e precisamos construir uma grande mobilização para a prevenção de homicídios. Um dos doze campos de recomendação que o comitê construiu é voltado exclusivamente para as escolas, educadores e secretarias de educação. Esse diálogo foi fundamental para fortalecer esse processo”, destacou Tiago de Hollanda.

A reunião do Fórum Unificado das Escolas pela Paz ocorre no dia 30 de outubro.