Casa Militar completa 97 anos com homenagens e exaltação à “coragem, fidelidade e profissionalismo”

17 de outubro de 2023 - 10:29

Roberto Leite - Ascom Casa Civil - Texto Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Foram entregues a Comenda Distinção Honorífica e a medalha José Moreira da Rocha a pessoas que tiveram conduta de excelência ou serviços prestados á Casa Militar

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará completa 97 anos neste ano de 2023. E para marcar a data, foi realizada, nesta segunda-feira (16), no Palácio da Abolição, evento com a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas, e demais autoridades civis e militares. Durante a solenidade, foram entregues a Comenda Distinção Honorífica e a medalha José Moreira da Rocha em reconhecimento pelos serviços prestados à instituição.

“Quando a Casa Militar serve ao governador, à vice-governadora, ao presidente do Tribunal de Justiça, ao presidente da Assembleia, nós estamos servindo ao povo cearense. Porque propiciamos a essas autoridades a tranquilidade necessária para que elas possam conduzir bem o nosso estado. Por isso, é uma honra estar comemorando este momento”, declarou o secretário-chefe da Casa Militar do Governo do Ceará, coronel Alex Ferreira.

Logo no início do evento, foi entregue a Comenda Distinção Honorífica, concedida a quatro autoridades neste ano de 2023. Ela é concedida em reconhecimento às atitudes extraordinárias demonstradas por conduta que tenha colocado em condição de excelência o nome da Casa Militar.

Nos 97 anos, foram homenageados o governador Elmano de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; e o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas.

Além disso, mais 60 medalhas José Moreira da Rocha, criador da Casa Militar do Governo do Ceará, também foram entregues a pessoas que colaboraram com o desenvolvimento das atividades da Casa Militar. Entre os homenageados estão a primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas; o procurador-geral do Estado, Rafael Moraes; e os secretários Samuel Elânio, da Segurança Pública e Defesa Social; Yrwana Albuquerque, do Turismo; e Vilma Freire, do Meio Ambiente e Mudança do Clima; dentre outros.

O presidente do TJCE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, representando todos os homenageados, falou da importância do trabalho que a Casa Militar faz como instituição de Estado. “É uma instituição da maior importância para nós todos. Inclusive, as atribuições dos Poderes estão atrelados à Casa Militar. São pessoas que procuram cumprir suas missões da melhor forma. E tem dado esse inestimável apoio às nossas instituições. Quero deixar aqui a minha mensagem de agradecimento e de parabéns pelo 97º aniversário”.

Histórico

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará foi criada em 16 de outubro de 1926, por meio da Lei nº 2.419. No ano seguinte, a então Casa Militar da Presidência passou a atuar com três oficiais do Regimento Policial. Um deles assumiu a função de ajudante de ordens e os outros comandavam a Guarda do Palácio.

Em 8 de novembro de 1962, a instituição passou a ter a denominação de Casa Militar do Governo, por meio da Lei nº 6.085, e foi vinculada diretamente ao Poder Executivo. Entre as missões destinadas à instituição, estão garantir e zelar a integridade dos titulares do Poder Executivo e de seus familiares, além de autoridades e dignitários em visita oficial ao Estado do Ceará.

“Uma Casa Militar forte é uma Polícia Militar forte. A Polícia Militar, assim como a Casa Militar do Ceará, é uma instituição de Estado. Portanto, eu quero, antes de tudo, agradecer a vossas senhorias. Agradecer pelo que fazem, de maneira profissional, discreta, corajosa e fiel, a sua missão. Eu penso que isso é fundamental para quem integra a Casa Militar: a coragem, a fidelidade, o profissionalismo, o compromisso e a disciplina. Portanto, o dia de hoje é de parabenizar essa instituição, que já completa 100 anos”, destacou Elmano de Freitas, governador do Ceará, lembrando que os que fazem a Casa Militar vêm da Polícia Militar e são responsáveis por proteger e cuidar da sociedade e das autoridades que chefiam Poderes.

Menção honrosa

Na oportunidade, representando a bancada federal, o deputado federal Idilvan Alencar entregou ao governador e ao secretário-chefe da Casa Militar uma moção de aplausos e louvor à Casa Militar, pelos seus 97 anos, aprovada pelo poder legislativo federal.

Homenageados com a Distinção

Governador do Estado do Ceará – Elmano de Freitas da Costa
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará – Deputado Estadual Evandro Sá Barreto Leitão
Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará – Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes