Abertura da programação oficial do Outubro Rosa; Policlínicas vão ampliar atendimento no interior

4 de outubro de 2023 - 15:21

Assessoria de Comunicação da Sesa Texto: Kelly Garcia Fotos: Raiane Ferreira (ESP/CE)

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, fez vários anúncios durante a abertura oficial das ações do Outubro Rosa

As Policlínicas Regionais dos municípios de Limoeiro do Norte, Itapipoca, Pacajus, Maracanaú, Tauá, Caucaia e Iguatu estarão funcionando nos sábados de outubro, a partir do próximo dia 7, para ações de prevenção ao câncer de mama. Além dessa ampliação no atendimento, a secretaria da Saúde do Ceará ainda abriu um incremento de 29% na oferta de mamografias e de 40% nas ultrassonografias de mama para todo o Estado. Os anúncios foram feitos pela titular da pasta, Tânia Mara Coelho, durante a abertura oficial das ações do Outubro Rosa, nesta quarta (4), na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Rodrigues (ESP/CE).

“Neste mês, também estaremos fazendo palestras educativas sobre esse tema em todas as nossas unidades, garantindo uma melhor qualidade de atendimento à população feminina. As mulheres precisam transformar a prevenção em uma rotina, em todos os meses do ano, e estarem atentas ao autocuidado, procurando um médico se notarem algum endurecimento, alguma mancha. Nosso desafio é garantir o acesso completo a esses serviços para todas”, destacou a gestora.

Neste mês, também estarão sendo realizadas palestras educativas sobre o Outubro Rosa em todas as unidades

Além da secretária da Saúde, a vice-governadora e titular da Secretaria das Mulheres, Jade Romero, e a coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, abriram a programação da campanha. O mês é mundialmente reconhecido como um período marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em sua fala no evento, a vice-governadora destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pela Saúde do Ceará, em especial no que se refere às mulheres. “A Sesa tem os mais diversos desafios no seu dia a dia, mas entrou conosco na luta pela saúde da mulher, que iniciou com a endometriose e agora tem continuidade com o Outubro Rosa. Com certeza, teremos muitas outras ações, para que possamos cuidar dessa área que é tão essencial, e é necessário que tenhamos sempre gestores sensíveis conosco”, pontuou.

De acordo com Tânia Mara Coelho, é importante destacar que, cada vez mais, o governo do Estado tem priorizado a Oncologia, a interiorização da oferta das consultas para essa especialidade e também a ampliação do acesso a exames de imagem, como a mamografia. “Recentemente, fizemos a abertura do serviço de Oncologia no Hospital do Vale do Jaguaribe, que irá atender toda aquela região. Também ampliamos a capacidade de realização de mamografias e ultrassonografias mamárias em todo o Estado”, ressaltou.

Apesar de todas essas ações, as mulheres não têm procurado o serviço como deveriam, conforme a secretária da Saúde. “Nós temos um número de mamógrafos mais do que suficiente para o atendimento da população. Porém, há uma demanda que não está chegando aos serviços. Por isso, a importância de movimentos como o do Outubro Rosa, para chamar a atenção das mulheres para que elas possam fazer essa prevenção, o que é importantíssimo. Hoje, o câncer de mama é o que mais mata no mundo, mas tem cura se for detectado precocemente”, explica.

A abertura  ainda contou com um painel sobre “A importância da prevenção e do estilo de vida para evitar o câncer de mama”, que incluiu palestras da diretora do Instituto do Câncer do Ceará (IPC), Cristina Benevides, e do presidente do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC (Geeon), Luiz Porto.

Para Nilce Rocha, a descoberta da doença ressignificou prioridades

Na ocasião, a aposentada Nilce Rocha foi convidada a fazer um relato de sua experiência com a doença, que surgiu há mais de 20 anos, quando ela tinha 37. Um pequeno sangramento na mama foi o sintoma que a fez procurar o atendimento. “Eu fui atendida muitos anos no Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) porque tinha displasia mamária e foi lá que eu recebi o meu diagnóstico do câncer. A gente pensa que é uma sentença de morte, mas na verdade, depois da cura, a minha vida mudou para melhor”, recorda.

A rapidez para iniciar o tratamento fez toda a diferença para a remissão da doença. “Entre eu receber o meu diagnóstico e fazer a mastectomia, na Santa Casa de Misericórdia, foi um intervalo de apenas um mês. Depois, precisei fazer ainda a reconstrução da mama, a hormonioterapia e tomar medicamentos por cinco anos”, diz.

Para Nilce Rocha, a doença ressignificou suas prioridades. “A partir do meu diagnóstico, eu repensei muita coisa. Só vivia para os outros, priorizava apenas o trabalho e o cuidado com o filho. Hoje, depois da cura, eu vivo de uma forma mais leve, aproveito mais a vida”, finaliza.

Programação segue durante todo o mês

A parceria entre a Sesa e a Secretaria das Mulheres no Outubro Rosa inclui atividades de conscientização para prevenção em locais públicos da capital e do interior, palestras na Casa da Mulher Cearense, seminários com colaboradores e uma corrida a ser realizada no próximo dia 29 de outubro, na Avenida Beira Mar. As inscrições para a corrida já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), parceiro do evento.