Vice-governadora recebe presidente da SBPC para debater eventos científicos no Ceará

22 de setembro de 2017 - 13:10

A vice-governadora Izolda Cela recebeu nesta sexta-feira (22) o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu de Castro, para debater sobre eventos ligados à ciência em nosso estado, além de tratar da celebração do centenário do eclipse de 1919.

A cidade de Sobral, no Ceará, teve destaque mundial, quando em 1919, o fenômeno, observável de forma plena no município, teve profundo impacto na ciência e fez da cidade cearense palco de um experimento crucial no estabelecimento da Teoria da Relatividade Geral, do cientista Albert Einstein.

No encontro ficou acordado que a data seria marcada por um grande evento científico internacional a ser realizado em maio de 2019, em Sobral, além de estabelecidas uma série de atividades educacionais e científicas.

Realizado no Palácio da Abolição, o evento contou com a presença do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda e do presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno.

O prefeito Ivo Gomes anunciou, na ocasião, que irá decretar 2019 como o Ano da Ciência na cidade de Sobral. O presidente da SBPC se comprometeu a articular associações científicas nacionais e internacionais em torno da celebração do evento.