Ceará Pacífico: Vice-governadora participa de evento sobre Justiça Restaurativa em Fortaleza

22 de setembro de 2017 - 23:08

 

A vice-governadora Izolda Cela participou de palestra sobre Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz realizado na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). O evento ocorreu nesta sexta-feira (22) e teve a participação da norte-americana Kay Pranis.

No Ceará, o gabinete da vice-governadora, através da coordenadoria de Justiça Restaurativa, está à frente do processo de debate sobre a prática da Justiça Restaurativa no estado. O evento foi organizado pelo gabinete da vice-governadora do Estado, o Instituto Terre des Homes, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Escola de Magistratura do Ceará e o Tribunal de Justiça.

Izolda Cela ressaltou a importância da parceria entre instituições e enalteceu a oportunidade que o Ceará teve em receber convidada de renome mundial. “É muito importante poder ouvir Kay Pranis, compartilhar de seu saber, de sua experiência, do seu compromisso com a Justiça Restaurativa, com todas essas praticas relacionadas à construção de paz, de relações pacificas.”

“Eu não tenho dúvida de que a transformação desse esgarçamento da teia social, dessas relações graves entre famílias e da transformação de subjetividades não são coisas que acontecem por decreto, no atacado, mas sim por meio de um trabalho de formiguinha, de plantador, de semente. Kay Pranis é plantadora de boas sementes. Espero que possamos multiplicar cada vez mais essa grande corrente de pessoas que acreditam nos princípios fundamentais da Justiça Restaurativa, dessa prática que realiza um dos mais nobres objetivos da justiça que é a tomada de consciência, responsabilidade e de fé das pessoas na transformação, que pode acontecer a partir do encontro verdadeiro entre elas, da oportunidade que se dá a essas pessoas, que vêm pelo amor que transforma.”

Momento histórico

O coordenador geral da Esmec, o juiz de direito, Ângelo Bianco Vettorazzi destacou que a vinda de Kay Pranis foi um momento histórico para o Ceará. “Saiba da felicidade, honra e satisfação em recebê-la, e como disse no início, quando nos conhecemos em sua chegada, esperamos que essa não seja a única vez que a senhora irá nos brindar com sua sabedoria e sensibilidade.”

Para Vettorazzi, “a importância da Justiça Restaurativa é algo inegável para todos nós. É necessário reconhecer que há muitos conflitos nas relações sociais, mas há também várias formas de tratar desse assunto. A prática restaurativa é uma delas, e vem ganhando muita força no Ceara”.

“A justiça restaurativa serve para lembrar quem nós realmente somos”

A norte americana Kay Pranis destacou ser fundamental para o trabalho que realiza saber que cada ser humano tem sua sabedoria interna. “A filosofia da Justiça Restaurativa e os processos restaurativos são todos para lembrar quem nós realmente somos”.

“A cultura de paz necessita de mudanças diárias para podermos alcançar um bom resultado. Os círculos oferecem uma ferramenta prática para alcançarmos a necessária mudança, e para dar apoio à sustentabilidade, a longo prazo, dessas mudanças. A cultura de paz deve trabalhar no sentido de atender às necessidades de significado e de pertencimento, que são as mais básicas para o ser humano.”, destacou Kay Pranis.

O que é Justiça Restaurativa?

A Justiça Restaurativa se configura como um modelo de responsabilização de situações de conflito, violência e ato infracional, que envolve seu autor, a vítima e a comunidade. Tal abordagem favorece a construção de soluções que promovam a reparação dos danos causados à vítima, a responsabilização do autor da infração, partindo das causas que influenciaram no cometimento do ato, e a restauração dos vínculos das pessoas afetadas, promovendo a participação da comunidade.

Atualmente, a Vice-governadoria, a SEDUC, a Defensoria Publica  e o Instituto Tdh Brasil se utilizam das práticas restaurativas sistematizadas por Kay Pranis em ações de prevenção à violência nas escolas, na comunidade e no Sistema de Justiça Juvenil.