Ceará Pacífico: Justiça restaurativa é tema de palestra e workshop em Fortaleza

20 de setembro de 2017 - 14:34

Referência internacional em círculos de Justiça Restaurativa, a norte-americana Kay Pranis vem ao Ceará e ministrará workshops e palestras sobre o tema entre os dias 21 e 26 de setembro.

No Ceará, a vice-governadoria através da coordenadoria de Justiça Restaurativa, está à frente do processo. “Os eventos reforçam as ações do Estado na prática da Justiça Restaurativa. Nos últimos dois anos, o Ceará vem fortalecendo e consolidando uma política implantada desde 2007, que é a prática da Justiça Restaurativa. Quando trazemos uma referência internacional como a Kay Pranis garantimos a validação e o fortalecimento deste trabalho”, destacou Cristiane Holanda, coordenadora de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz.

Workshop internacional com Kay Pranis abordará o tema “Círculos em Movimento” no contexto da comunidade escolar

Acontecerá entre os dias 21 a 26 de setembro, em Fortaleza, o workshop internacional “Círculos em Movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa”, com a norte-americana Kay Pranis. Nos dias 21 e 22, o evento formativo ocorrerá na Escola da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec); e nos dias 25 e 26, na Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP).

O workshop tem o propósito de habilitar os participantes para a realização de diferentes tipos de círculos em situações conflitivas, como Círculos de Conflito de Convivência/Conflitos disciplinares; Círculos de Superação (De vitimização e de vivências traumáticas); Círculos de Suporte e Reintegração (acolhimento e suporte a evadidos e vulneráveis); e Círculos Restaurativos (Vítima-Ofensor). Além desta atividade de formação, outros eventos estão programados com a presença de Kay Pranis ao longo destes dias na capital cearense.

Palestra aberta com Kay Pranis sobre “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”

Já no dia 22, às 19h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), palestra aberta ao público com o tema “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”. A palestra é organizada pela Vice-Governadoria do Estado, o Instituto Terre des Homes, o Ministério Público, a Defensoria Pública , a Escola de Magistratura do Ceará e o Tribunal de Justiça.

O evento tem o objetivo de sensibilizar e difundir junto à sociedade local, especialmente os atores do Sistema de Justiça Juvenil e Sistema de Garantia de Direitos, jovens, famílias e atores comunitários, acerca da Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz como ferramentas de pacificação social. As atividades fazem parte do projeto de formação nacional com a Kay Pranis, que além de Fortaleza (CE), passará pelas cidades de Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS).

Atualmente, a Vice-governadoria, a SEDUC, a Defensoria Publica  e o Instituto Tdh Brasil se utilizam das práticas restaurativas sistematizadas por Kay Pranis em ações de prevenção à violência nas escolas, na comunidade e no Sistema de Justiça Juvenil.

O que é Justiça Restaurativa?

A Justiça Restaurativa se configura como um modelo de responsabilização de situações de conflito, violência e ato infracional, que envolve seu autor, a vítima e a comunidade. Tal abordagem favorece a construção de soluções que promovam a reparação dos danos causados à vítima, a responsabilização do autor da infração, partindo das causas que influenciaram no cometimento do ato, e a restauração dos vínculos das pessoas afetadas, promovendo a participação da comunidade.

Serviços:

– Workshop Internacional “Círculos em Movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa” (evento fechado)

Data: 21, 22, 25 e 26

Horário: a partir das 9h

Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Endereço: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70. Edson Queiroz

– Palestra “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”

Data: 22 de setembro de 2017

Horário: 19h

Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Endereço: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70. Edson Queiroz

Inscrição: 2 kg de alimento que será doado às famílias da Associação Amigos em Missão (AMI) do Vicente Pinzón

Mais informações: (85) 3263-1142 e (85) 3267-8679 (Instituto Tdh Brasil) / (85) 3218-6188 (Esmec)