Vice-Governadoria, Seduc, Ministério Público e TDH comemoram resultados do Projeto de Mediação e Práticas Restaurativas

13 de setembro de 2017 - 08:31

O fortalecimento da cultura de paz dentro das escolas é fundamental para a consolidação da educação. Além dos saberes cognitivos, é preciso aprender a conviver em sociedade, a respeitar o diferente e, também, a solucionar conflitos. A partir desta premissa, a Vice-Governadoria do Ceará, a Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a ONG Terre des Hommes (TDH) e com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deu início ao Projeto de Mediação e Práticas Restaurativas em escolas da rede estadual.

Para reconhecer o trabalho desenvolvido até então pela iniciativa e dar início a uma nova fase nas ações, foi realizado um encontro celebrativo envolvendo as instituições parceiras, nesta terça-feira (12), contando com a participação também de gestores e estudantes das quatro escolas estaduais envolvidas no projeto, que receberam certificados de Escolas Promotoras da Paz.

De acordo com a coordenadora de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, Cristiane Holanda, as ações exitosas são frutos da parceria e do comprometimento entre todos os envolvidos. “A essa valiosa parceria entre a Seduc, a TDH e os técnicos da Vice-Governadoria, que unem a competência e a sensibilidade em transferir com ética, zelo e cuidado as metodologias ligadas à mediação e justiça restaurativas garantiram os bons resultados que construímos nesses dois anos”.

Estiveram presentes na cerimônia, ainda, a secretária adjunta da Educação, Marcia Campos, a coordenadora de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado, Cristiane Holanda, a promotora de Justiça Elizabeth Almeida e a diretora do Programa de Justiça Restaurativa da TDH, Lastênia Soares.

Cristiane Holanda sinaliza que esta metodologia precisa ser preservada e ampliada, a fim de que os resultados continuem a ser positivos. “Temos o sonho comum de ver esse projeto acontecendo em cada escola do Ceará. Vocês são os primeiros alunos, que estão na frente, sinalizando o caminho para os demais, dando o exemplo. Já vi círculos de mediação conduzidos por alunos e fiquei emocionada”, revela.

Setembro Amarelo

Também em parceria com a Seduc, com a Vice-Governadoria, mais de mil jovens de escolas públicas de Fortaleza foram ao Cineteatro São Luís assistir nesta terça-feira, 12, uma peça relativa ao Setembro Amarelo para que se estabelecesse uma reflexão à respeito da vida.

O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Durante todo o mês de setembro, é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.