Reunião no TJCE define local para implantação de Unidade Juvenil Feminina em Fortaleza

14 de junho de 2017 - 18:53

A desembargadora Iracema Vale esteve reunida, na manhã desta terça-feira (13/06), com Alexandre Takashima, assessor da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e representantes do Poder Judiciário do Ceará, Governo do Estado, Ministério Público do Ceará (MPCE), Defensoria Pública, Pastoral Carcerária e Ministério dos Direitos Humanos. O objetivo do encontro foi discutir e definir as ações necessárias para a implantação de uma Unidade Socioeducativa Juvenil Feminina no Estado, prevista para ser inaugurada em maio de 2018.

Na ocasião, ficou definido que a unidade será construída onde funcionava o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPO I), localizado no bairro Itaperi, área urbana de Fortaleza. O espaço, desativado em janeiro de 2013, foi cedido pelo Governo do Estado.

“Hoje eu queria registrar a importância deste momento para o Ceará e agradecer a ministra Cármen Lúcia pelo privilégio de ter escolhido o nosso Estado para a implementação de uma unidade socioeducativa”, disse a desembargadora Iracema durante a abertura do encontro, que aconteceu na Sala de Convivência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

“A construção deste centro juvenil é importantíssimo. Ele vem ao encontro de um processo e de um compromisso do Ceará de reconstrução e restauração do sistema socioeducativo”, declarou a vice-governadora, Izolda Cela.

“As verbas para as obras serão repassadas pelo Ministério da Justiça, no valor de R$ 7,5 milhões. Para liberar os recursos é preciso agilizar o projeto arquitetônico, como plantas, alvarás e licenças. Por isso, tentaremos trabalhar no prazo de 45 dias para dar início às construções”, explicou Alexandre Takashima, assessor da ministra Cármen Lúcia.

A desembargadora Iracema Vale, que está à frente das ações, se reunirá em Brasília com a ministra para discutir os próximos passos e a metodologia a ser devolvida na unidade.