Campanha de vacinação contra gripe começa em centros socioeducativos do Ceará

27 de abril de 2017 - 12:11

Os centros socioeducativos do Ceará começaram a receber a campanha nacional de vacinação contra gripe. As ações de imunização são uma parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) com a Secretária de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por intermédio do Ministério da Saúde.

Os jovens privados de liberdade são inseridos no grupo prioritário apontado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é vacinar os 875 jovens e adolescentes de 12 a 21 anos, que cumprem medidas no estado e também os 1.306 profissionais conforme priorização de risco.

Para a enfermeira responsável pelas ações de saúde nos centros socioeducativos, Eliana Freitas, a vacinação é de suma importância tanto para os adolescentes como para os profissionais que atuam nas medidas socioeducativas. “A vacinação nas medidas socioeducativas é importante tanto para os adolescentes como os funcionários, pois eles fazem parte do grupo prioritário do Ministério da Saúde, visto a questão da transmissão da gripe. Locais de aglomerações, vulnerabilidade relacionado ao estilo de vida, são fatores que influenciam para que esse grupo tenha uma prevalência”.

A vacinação contra o vírus influenza (gripe) nos centros socioeducativos ocorrerão até o dia 8 de maio. As equipes de enfermagem da Seas, vacinarão um centro por dia, até completar 100% dos adolescentes imunizados.