Unidade prisional recebe programação da Bienal Internacional do Livro do Ceará

12 de abril de 2017 - 15:00

A Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes é o primeiro espaço a receber a programação Bienal Fora da Bienal, programação que integra a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará e promove encontros com escritos realizados fora do Centro de Eventos do Ceará. O primeiro encontro será entre o ator, cantor e escritor cearense Gero Camilo e o público GBT (gays, bissexuais e travestis) que integram a unidade prisional. O encontro acontece na próxima segunda-feira (17), às 10h.

De acordo com a Secretaria da Cultura do Estado, a escolha do ator ocorre em virtude de sua participação no filme Carandiru, que aborda a realidade do extinto presídio paulista Carandiru. No filme, o autor interpreta o personagem Sem Chance que se casa com uma travesti interpretada por Rodrigo Santoro.

Na última semana, os internos assistiram e discutiram o filme em uma preparação para o encontro, que será uma espécie de roda de conversa.

Para a secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, as ações culturais realizadas dentro das unidades prisionais cearenses são uma forma de mostrar novos mundos aos internos e apresentar um novo caminho a ser seguido após a saída do encarceramento. “Esse contato com a arte é uma forma de sensibilizá-los e trazer à tona a humanidade que há em cada um dos internos”, destaca.

A Bienal Fora da Bienal é tanto uma forma de levar as atividades do evento a outros públicos, ressaltando o caráter democrático, inclusivo e participativo da Bienal, em sintonia com a política cultural do Ceará, como de colocar em prática o tema do evento, “Cada pessoa um livro; o mundo, a biblioteca”, promovendo encontros entre pessoas de diferentes contextos, “acervos vivos” capazes de dialogar, compartilhar experiências, visões de mundo, crescer juntos, a partir de encontros que só a Bienal poderia proporcionar.

“A produção de situações de encontro para a Bienal Fora da Bienal é uma iniciativa inovadora da Bienal Internacional do Livro do Ceará”, destaca o escritor Julio Lira, da ONG Mediação de Saberes, responsável pela coordenação e pela curadoria da Bienal Fora da Bienal.

12.04.2017

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara