SPD divulga resultados de 2016

2 de janeiro de 2017 - 12:00

Programas de prevenção às drogas alcançam crianças, adolescentes e famílias cearenses

Concluído o ano de 2016, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) apresenta um balanço positivo das atividades desenvolvidas ao longo do período. A pasta levou suas ações para 25 municípios cearenses, com ênfase na prevenção às drogas.

Voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no Ensino Fundamental I da rede pública municipal, o programa de prevenção federal Jogo Elos foi desenvolvido em 60 escolas de 20 municípios do Ceará, beneficiando 3.255 estudantes. A iniciativa estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, contribuindo para a formação de crianças participativas e colaborativas.

O programa de prevenção federal #Tamojunto foi efetivado em 39 escolas de 18 municípios do Estado, favorecendo 1.875 alunos. A ação mobiliza jovens de 13 e 14 anos inseridos no Ensino Fundamental II da rede pública municipal. A iniciativa envolve aulas de atividades interativas que despertam habilidades e recursos específicos para que os estudantes possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas. Inclui, ainda, oficinas para pais e responsáveis.

O programa federal Famílias Fortes ocorreu em 12 municípios cearenses, atendendo 292 famílias e viabilizando 4.267 atendimentos. A ação, efetivada em encontros conduzidos por profissionais de assistência social e outros, é voltada para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O objetivo é reduzir os fatores de risco no tocante às drogas e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

A coordenadora do Sistema Integrado de prevenção (SIP) / Projeto Juventude do Futuro, Natália Alexandre, explica que os programas federais de prevenção são coordenados em todo o País pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a implantar os três programas de prevenção, simultaneamente, em 11 cidades, em 2015.

O Juventude em Ação (JA) constitui-se num programa de prevenção às drogas genuinamente cearense. É voltado para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. A ação inclui a aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, gincana cultural e rodas de conversa que envolvem familiares e a comunidade circunvizinha. O objetivo é a diminuição do número de usuários de substâncias psicotrópicas, através da socialização de conhecimentos sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. O JA foi desenvolvido em duas fases ao longo de 2016, chegando a 42 escolas de 23 municípios e beneficiando 26.341 alunos.

O Programa Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC), programa também criado pela SPD, é voltado às entidades comunitárias que realizam atividades na perspectiva da promoção da cidadania e prevenção ao uso de drogas. O objetivo é apoiar, técnica e financeiramente, os projetos de iniciativas comunitárias a fim de reduzir os fatores de risco e fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas. A ação contemplou 38 projetos em 18 municípios, favorecendo 9.069 pessoas.

A SPD integra o Pacto por um Ceará Pacífico através da efetivação dos programas Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade, já desenvolvidos no primeiro território do pacto, o bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, e com atividades iniciadas no segundo território, o bairro Bom Jardim, também em Fortaleza.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas (respondendo), Marcelo Uchôa, ressalta a expectativa de ampliação das ações da pasta ao longo de 2017. Ele enumera algumas das metas a serem efetivas, dentre elas, a realização de pesquisa epidemiológica de usuários de drogas no Estado do Ceará, a inauguração do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) do Cariri, o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a ampliação dos programas federais e estaduais de prevenção às drogas para mais municípios do Ceará.

02.01.2017

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros