Projeto Corre Pra Vida realiza ação na Avenida Beira Mar

17 de maio de 2016 - 08:00

Projeto Corre Pra Vida realiza ação na Avenida Beira Mar

Atividades integrativas/informativas atraem novos beneficiários

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) fortalece o trabalho de atendimento e orientação a pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social no âmbito do projeto Corre Pra Vida. Na manhã desta sexta-feira (13), foi realizada mais uma ação “Corre Saúde” em parceria com a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose, Posto de Saúde Carlos Ribeiro e Núcleo de Rua da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), com apoio da Livraria Itinerante Chico Xavier.

A iniciativa foi realizada na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, das 6h às 8h30. Inicialmente, foi realizada uma apresentação musical do Núcleo de Rua da SCDH, que trabalha com abordagem social, prevenção e redução de danos, formação sobre a redução de drogas, arte e educação com participação dos usuários.

Na ocasião, a enfermeira Argina Bandeira, da Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose, realizou exames para diagnóstico de tuberculose. Para o trabalho, a profissional contou com a estrutura da unidade móvel do projeto Corre Pra Vida. Argina aproveitou para esclarecer dúvidas sobre as formas de contágio e tratamento da doença.

A ação Corre Saúde envolveu, ainda, a participação dos redutores de danos da equipe do Corre Pra Vida, Milton Júnior e Rogério Pinto, que prestaram orientações ao público beneficiário sobre a redução de danos causados pelo uso de drogas. As atividades foram finalizadas com o oferecimento de lanche.

O projeto

O Corre Pra Vida consiste num ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os danos causados pelo uso de drogas e promover direitos e inserção social, além do acesso às políticas públicas de saúde.

O processo de reinserção inclui a realização de uma série de atividades integrativas/informativas para os beneficiários no contêiner e em outras áreas da capital, seja por iniciativa da SPD ou através de parcerias.

O contêiner do projeto Corre Pra Vida funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

13.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br