Internos grafitam os muros da Penitenciária da Pacatuba

14 de abril de 2016 - 15:00

 

Mais cor e mais arte dentro do sistema penitenciário. Esse é o objetivo das aulas de grafite que acontecem em três unidades prisionais, numa parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, a Central Única de Favelas e a empresa Fill Sete. E como mostra do aprendizado, na próxima sexta-feira (15), a partir das 10h, haverá um rolê de grafitagem nos muros internos e externos da Penitenciária da Pacatuba, com a participação de 20 internos que serão certificados pela finalização do curso.

Além de Pacatuba, o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO 2) possuem aulas de grafite com internos. Ao todo, são 66 alunos e alunas que aprendem técnicas de desenho e de pintura em paredes, blusas e outras superfícies em seis meses de treinamento.

RDSC 9254Para Cristiane Gadelha, coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), a ideia é que o grafite seja mais que uma ocupação dentro da prisão. “Queremos que o interno aprenda um novo ofício, que transforme o curso em geração de renda”, explica a coordenadora. Cristiane também reforça que o grafite e os desenhos nas paredes dos presídios tornam o ambiente menos opressor, trazendo um pouco de beleza para os espaços.

“Superando limites e quebrando barreiras, assim definimos o projeto Grafitando Emoções por Fill Sete. Isso nos deixa lisonjeados por vermos que nossos esforços colaboram para a ressocialização dos internos e para a valorização cultural artística do grafite”, destaca a empresária Thaty Rabelo, da Fill Sete, marca cearense que apóia o projeto.

Recentemente, o muro da Sejus também foi grafitado pelo artista David Favela e uma equipe de egressos do sistema prisional. Eles pintaram motivos regionais, evocando o forró, Patativa do Assaré, Raquel de Queiroz e o sertão.

14.04.2016

 

Assessoria da Secretaria da Justiça e Cidadania – Sejus
Camille Soares – (85) 3101-2862
ascom.sejus@gmail.com