Atividades diversas marcam ação pelo Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2016 - 16:00

Em comemoração, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado organizou uma série de ações, incentivando a autonomia social e econômica feminina.

rpersoferPela simpatia, sorriso e espontaneidade de dona Iracema Lima, de 58 anos, ninguém jamais diria que ela já enfrentou problemas sérios de doenças ou qualquer violência doméstica. Sua força de vontade e perseverança se traduziam no empenho de estar presente juntamente com cerca de 300 mulheres atendidas, durante toda esta terça-feira (8), nos diversos serviços oferecidos na Praça do Ferreira, no Centro da Capital.

ferreira3Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado organizou uma série de ações, buscando gerar a participação das mulheres e incentivando a autonomia social e econômica feminina. Para isso, realizou durante todo o dia diversas atividades, entre elas: aulas de ginástica, atendimento de serviços de saúde, orientação de saúde da mulher, serviços de teste rápido, orientação sobre doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, orientação de imposto de renda, cadastro para coleta de medula, entre outras.

rfer2Segundo Daciane Barreto, orientadora de Célula da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado, além de vice-presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, é um dia alusivo para comemorar e continuar lutando por direitos iguais. “O dia de hoje, é um dia para celebrarmos as conquistas e, ao mesmo tempo, seguirmos lutando, pois entendemos que ainda temos um muitos desafios a superar. Porém, ter uma coordenadoria que pensa, discute e faz políticas públicas transversais de gênero, dentro da estrutura do Estado, aprofunda a discussão e legitima o apoderamento feminino”, destacou orientadora de Célula.

O exemplo de Iracema

Participando de todos os atendimentos que pode na Praça do Ferreira, dona Iracema Lima aproveitava para contar de sua história e de sua participação como ativista no bairro em que mora. Aos 42 anos, ainda trabalhando no setor de saúde, a dona Iracema, então auxiliar de enfermagem, foi surpreendida com a notícia de que estava com um câncer em uma das mamas.

A auxiliar não se abateu, mostrou-se perseverante e, atualmente, leva sua história para centenas de mulheres que sofrem de alguma violência ou doença em seu bairro. “Tenho orgulho de contar minha história e, de alguma forma, poder dar um alento e testemunho de que podemos fazer tudo que quisermos. Temos, atualmente, mulheres motoristas, pilotas, policiais e presidente da República. Somos o que quisermos ser. Por isso, uma ação como esta, realizada aqui na Praça [do Ferreira], mostra que podemos conscientizar ainda mais e destacar ainda mais a participação da mulher em todos os âmbitos”, reforçou Iracema.

Entidades parceiras participantes

Para o evento, foram envolvidos as secretaria da Saúde (Sesa), Justiça (Sejus), Políticas Sobre Drogas (SPD), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Contabilidade, Centro de Referência da Mulher, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Fortaleza e Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor – Procon Fortaleza

Fotos: Marcos Studart

08.03.2016