Segurança pública ganha reforço com inauguração do Batalhão de Divisas para atuar entre o Ceará e o Piauí

1 de março de 2016 - 08:00

No total, 87 policiais e sete viaturas deram início às atividades, beneficiando 16 municípios diretamente. Governador destaca compromisso pela interiorização das ações de segurança do Estado

 MVS0405 webA fronteira entre Ceará e Piauí ganhou, a partir desta segunda-feira (29), reforço no combate à criminalidade, em especial contra o tráfico de drogas e assaltos a bancos. A Praça da Igreja Matriz de Crateús, na Região dos Inhamuns, recebeu a solenidade de lançamento da 3ª e 4ª companhias do Batalhão de Divisas.

No total, 87 policiais e sete viaturas deram início às atividades, beneficiando 16 municípios diretamente. A função dos destacamentos é proteger as divisas do Ceará com estados vizinhos. Devido à grande  MVS0269 webextensão da divisa com o Piauí, três companhias atuarão na área – a próxima a ser lançada será sediada em Parambu (6ª CIA).

Camilo destacou que a interiorização das ações de segurança é um compromisso pessoal assumido por ele. “O Ceará não produz drogas, ela chega por vias aéreas ou terrestres. Vamos lutar contra isso. Tomei como desafio pessoal a questão da segurança  MVS0571 webpública do Estado e não vamos conseguir vencer essa batalha se não estivermos todos unidos. É preciso esforço, prevenção. Podem estar certos que vou trabalhar dia e noite para, ao fim do meu governo, entregar um Ceará mais seguro para vocês”, disse.

Três viaturas serão utilizadas pela 3ª Companhia do Batalhão de Divisas, sediada em Crateús, que atende também Poranga, Quiterianópolis e Novo Oriente e possui 43 policiais (entre praças e oficiais). As outras quatro ficarão com a 4ª CIA, sediada em Chaval, que  MVS0498 webconta também com 44 policiais e é responsável ainda pelas cidades de Barroquinha, Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipueiras.

O Batalhão, que também dá suporte às policias dos estados vizinhos e às necessidades das cidades cearenses, já atua nas fronteiras do Cariri com Pernambuco e do Vale do Jaguaribe com o Rio Grande do Norte, desde o dia 11 de julho do ano passado – a 1ª CIA é sediada em Penaforte e a 2ª em Limoeiro do Norte.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Delci Teixeira, destacou a importância da interiorização das ações. “Mesmo em um ano com grandes dificuldades, o governador não nos deixou sem recursos. E uma das determinações era de que os projetos não fossem só para a Capital. Colocamos a Ciopaer e o Raio no Interior, e com o Batalhão de Divisas, os policiais tiveram treinamento especializado, com conhecimento sobre as estradas dos estados vizinhos. É por onde está entrando a droga, responsável por muitos crimes, e também armamento, que acaba com a vida do ser humano. Sabemos que estamos no caminho correto, mas é apenas o início de um trabalho”, disse.

Anseio popular

 MVS0263 webSegundo o soldado Soares, integrante da 3a CIA do Batalhão de Divisas, esse era um anseio antigo da sociedade. “Antes havia uma grande incidência do número de assaltos a bancos e também uma grande entrada de entorpecentes no Estado. Por isso a população clamava por mais segurança justamente nesses setores”, disse. Ele conta que para a nova missão foi realizado um treinamento especializado. “Nós passamos por um curso bem diferenciado, com ênfase na atuação na zona rural. Não tenho dúvida que todos os policiais que vão atuar nesse Batalhão estão muito bem capacitados”, conta ele.

 MVS0265 webPara o guarda municipal Antônio Vieira, que prestigiava a solenidade ao lado da filha Ana Alice, a população agora pode se sentir mais segura. “Vai ser muito bom para todos nós. Com certeza vai ser muito útil para a evitar a entrada de drogas e armas no nosso Estado”, disse.

Investimentos em Crateús

Na ocasião, o governador aproveitou para firmar novos compromissos com o município de Crateús. “Temos muitas parcerias e em breve voltarei para dar uma Ordem de Serviço para a Escola de Ensino Profissional, uma obra de R$ 13 milhões. Também farei uma obra que vai beneficiar 500 famílias com abastecimento de água, além de outros três empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida”, listou.

O prefeito de Crateús, Mauro Soares, rememorou outros investimentos na cidade, como a adutora, a Lei das Promoções e a realização do primeiro Governo Itinerante da gestão. Estiveram também presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o secretário de Esportes, Jeová Mota; o Chefe da Casa Militar, Túlio Studart; os deputados federais Chico Lopes, José Guimarães e Odorico Monteiro; os deputados estaduais Bruno Pedrosa, Carlos Felipe e Moisés Braz; o comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Giovani Pinheiro; entre outras autoridades.

Sede do policiamento

Batalhão de Divisas – 3ª Cia em Crateús
Rua Bento Coutinho, nº 550, Centro
Telefone: (88) 3692.3511 e 3691.3020

Batalhão de Divisas – 4ª Cia em Chaval
Sede do posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Rodovia CE 085, km 415, Vila Retiro
Telefone: (88) 3625.1130.

Ponto de apoio em Tianguá
Rodovia CE 187, km 02, Dom Timóteo
Telefone: (88) 3671.9390, 3671.9392 e 3671.9391

Outras companhias já implantadas

O Batalhão de Divisas está sendo implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças. A primeira delas foi lançada, no dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contam com 109 policias.

A 1ª CIA conta com 55 policiais militares, três viaturas e cobre cerca de 293,3 Kms de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com o Estado de Pernambuco. Ela é sediada no posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536.

Já a 2ª CIA, tem com 54 policiais, três viaturas e é responsável por cerca de 290,3 Km, cobrindo os municípios de Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. A 2ª Cia é sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, nº 1719, Centro de Limoeiro do Norte.

Ampliação das operações

A terceira e última fase acontecerá com a criação das 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª CIA sediada em Parambu, na divisa com Piauí.

Fotos: Marcos Studart

29.02.2016

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem
thiago.sampaio@casacivil.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil / comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898