Vice-Governadoria realiza Workshop Titulos de Impacto Social – TIS

20 de novembro de 2015 - 15:00

A Vice-Governadoria realizou, nos dias 18 e 19 de novembro, juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o Workshop “Títulos de Impacto Social – TIS”, que se constitui em uma proposta de ferramenta para os governos solucionarem problemas sociais.

Os Títulos de Impacto Social (TIS) não são títulos tradicionais. Trata-se de um mecanismo administrativo (financeiro e contratual) que une Governo, Setor Privado e Terceiro Setor para realizar programas sociais de alto impacto.

 

Por meio de um TIS, o Governo paga somente pelos resultados, transferindo ao setor privado o risco de financiar e a tarefa de executar os programas.

 

Os TIS já foram implantados em mais de 20 países, mas, ainda, não há nenhum na América Latina. O BID está liderando o lançamento de TIS na Região e no Brasil, e selecionou dois Estados para, juntos com o Banco, construírem esta iniciativa pioneira. Um dos Estados escolhidos foi o Ceará, justamente por ser, hoje, o maior parceiro do BID, no Brasil.

 

O Workshop realizado foi uma ação de importância singular no sentido de mapear as possibilidades de TIS, junto ao Governo do Estado do Ceará.