Izolda Cela participa da abertura do escritório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Fortaleza

13 de novembro de 2018 - 21:10 # # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Netto - Fotos

A governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, participou, na noite desta terça-feira (13), da solenidade de abertura do escritório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Fortaleza. Izolda Cela inaugurou o espaço juntamente com a chefe da Delegação Regional do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca-Aeschlimann. As novas instalações estão localizadas no sexto andar do edifício Corporate, na Aldeota.

“A presença do CICV no nosso estado é muito importante. Somos absolutamente convencidos de que uma das frentes mais importantes para termos uma sociedade melhor é a valorização da vida e dos direitos humanos”, destacou a governadora em exercício.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma organização humanitária neutra, independente e imparcial, que atua em mais de 80 países, em parceria com governos locais e organizações. O objetivo é ajudar a reduzir as consequências humanitárias da violência armada na população, levando proteção e assistência para vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência.

Em Fortaleza, o trabalho foi iniciado em abril de 2018, com a assinaura, junto à Prefeitura e as secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e juventude, de um acordo de cooperação técnica para a implementação do programa Acesso Mais Seguro. O convênio promove mudanças no conhecimento, comportamento e postura dos profissionais e gestores frente à convivência com riscos relacionados à violência armada, permitindo que sejam gerenciados de forma eficaz, eficiente e coerente.

“Nossos novos parceiros em Fortaleza se apropriaram rapidamente da nossa metodologia. Tivemos, desde o primeiro momento, a estrutura e as condições para um trabalho conjunto com as autoridades locais para viabilizar implementação do nosso programa”, falou Simone Casabianca-Aeschlimann.

Em outubro, foi assinado um novo acordo com a Secretaria de Segurança Pública para a realização de cursos de Formação de Instrutores em Direitos Humanos aplicáveis à Função Policial. A primeira capacitação ocorrerá de 19 de novembro a 7 de dezembro.