Dia D da Vacinação estimula crescimento da procura por imunizantes no estado

15 de abril de 2023 - 12:28

Dona Ana Lopes tem 80 anos e não perde uma campanha de vacinação: “Sempre que tem vacina eu venho tomar e reforço com minha família a importância. Lá em casa não fica ninguém sem se vacinar”.

A dona de casa Leane da Silva, mãe de Heitor (4), busca estar sempre em dia com a saúde do filho. “A escola nos avisou por mensagem que hoje teria o Dia D da vacinação, então resolvi trazê-lo logo para não deixar para depois”, afirma.

Assim como elas, quem faz parte dos grupos prioritários para a imunização pode procurar, neste sábado (15), as unidades do Vapt Vupt em Fortaleza, nas unidades Antônio Bezerra e Messejana, das 8h às 16h, e no Riomar Papicu, das 10h às 16h; em Sobral, onde o mutirão segue das 8h às 12h; e em Juazeiro do Norte, das 8h às 16h.

A ação é inédita no estado, realizada em parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS), e busca aumentar a adesão à vacinação. A campanha prossegue nas unidades básicas de saúde dos 184 municípios cearenses.

Para receber as vacinas contra influenza (gripe) e a covid-19 (reforço bivalente), é necessário apresentar RG e documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. O reforço com a bivalente requer ter completado ao menos um esquema vacinal, com duas doses comuns do imunizante e intervalo de quatro meses.

Durante a abertura da campanha, no Vapt Vupt de Messejana, a governadora em exercício Jade Romero enfatizou a relevância da ação: “A gente tem de ampliar essa vacinação deixando ela mais perto das pessoas, né? Aqui no Vapt Vupt existe uma relação com todo o entorno. As pessoas conhecem como serviço de excelência para a retirada de documentos, resolução de problemas do dia a dia, então é importante também que a gente possa utilizar esses equipamentos para fazer essa aproximação da população e atingir o nosso objetivo, que é vacinar o maior número de pessoas possível”.

O Dia D estadual para vacinação foi definido na última reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, em março, como uma forma de proteger a população do aumento de casos de doenças respiratórias sazonais que acontece na quadra chuvosa. “Hoje é um grande dia de iniciativa do Governo do Ceará para estimular tanto a população como os municípios a convocarem as pessoas a se vacinarem. A cobertura vacinal ainda está muito baixa tanto pra a influenza como reforço pra a covid-19 e a gente precisa criar formas alternativas para a população, para que as pessoas possam vir se vacinar”, destaca a secretária da Saúde Tânia Mara Coelho.

A campanha de imunização contra a influenza no Ceará começou no último dia 27 de março e a vacinação com a dose bivalente contra a covid-19 em 27 de fevereiro, seguindo as recomendações da Secretaria da Saúde e do Programa Nacional de Vacinação de 2023 do Ministério da Saúde.