Campanha nacional intensifica cobertura vacinal dos povos indígenas no Ceará

17 de abril de 2023 - 12:00

O Ceará recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), o lançamento do Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). A ação foi realizada na Escola Indígena Tapeba do Trilho, em Caucaia, com as presenças da vice-governadora Jade Romero; do secretário especial da Sesai, Weipe Tabepa; das secretárias Tânia Mara, da Saúde do Ceará, e Juliana Alves, dos Povos Indígenas; além de outras autoridades, lideranças e a comunidade.

O objetivo da campanha nacional é reforçar as ações de imunização dos povos indígenas em todo o Brasil e, com isso, ampliar a cobertura vacinal. A Sesa, juntamente com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará e secretarias municipais, dá apoio à iniciativa.

A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará falou sobre a simbolismo da ação dentro de um novo momento para o Brasil. “Nós temos o grande desafio de remontar as políticas públicas no Brasil. Vamos, todos juntos, de mãos dadas, reescrever uma nova história. Se nós podemos estar hoje juntos devemos muito à ciência e à vacina. Viramos a página e trazemos o Zé Gotinha. É papel nosso reapresentá-lo às nossas crianças. É um orgulho saber que o Ceará cumpre a meta de vacinação dos povos indígenas”, afirmou Jade Romero, que parabenizou os povos e os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação já está sendo realizada nos territórios dentro do calendário de 2023 do Plano Nacional de Imunizações (PNI). O Ceará tem atualmente 15 povos (etnias) e 22 terras indígenas situadas em 19 municípios. São cerca de 36 mil indígenas em todo o estado, conforme a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince). Desse quantitativo, 10 mil estão em Caucaia.

Weibe Tapeba destacou que a luta dos povos passa pela defesa dos territórios, da saúde e da educação. “Mais do que nunca temos trabalhado para que nossos territórios sejam contemplados com a imunização. Os povos indígenas, inclusive, fazem parte do grupo prioritário. A ciência voltou e a gente celebra a vida com a vacinação. Aproveito para parabenizar o Ceará por atingir a meta de vacinação [em 2022]”, disse Weibe.

Segundo dados do Ministério da Saúde, na campanha de vacinação dos povos indígenas contra influenza em 2022, o Ceará foi o único estado brasileiro que obteve cobertura vacinal pretendida.

Tânia Mara, titular da Sesa, também falou das ações de mobilização em prol da vacina, que é fundamental para evitar diversas doenças virais. “O Programa Nacional de Imunizações está sendo fortalecido. No último sábado, o Governo do Ceará inovou e realizou o Dia D estadual. Hoje, nós enfrentamos uma baixa cobertura vacinal na população, mas os povos indígenas são exemplo. Portanto, é extremamente importante essa campanha”, observou.

“Parabenizo os profissionais da saúde que estão na ponta fazendo com que essa política tenha sua efetividade. Se antes, com todo retrocesso, nós batemos a meta, agora vamos bater muitas mais”, reforçou a secretária Juliana Alves.

Vacina no braço é direito de todos os brasileiros. É o que a Pajé Raimunda e o Cacique Alberto do Povo Tapeba defendem. “A nossa fé e os remédios nos curam, por isso a vacina é importante na vida dos povos indígenas do nosso país. Tudo que for de doença ruim, que tiver pra vir, com essa vacina não atinge o povo”, disse Dona Raimunda, que também é Mestra da Cultura do Ceará. “Vacinas salvam todos os brasileiros”, acredita cacique Alberto.