Jade Romero comemora aniversário da Casa da Mulher Brasileira do Ceará: “vamos pensar em políticas públicas para além do combate à violência”

31 de janeiro de 2023 - 15:13 # # # #

Equipamento importante para o Governo do Estado, a Casa da Mulher Brasileira do Ceará completa 4 anos em 2023. Para comemorar a data, a vice-governadora Jade Romero esteve presente em solenidade, nesta terça-feira (31), na sede da instituição, em Fortaleza. Desde sua inauguração, a Casa já atendeu mais de 162 mil mulheres em situação de violência, além de oferecer um suporte humanizado e capacitação profissional com foco no empoderamento feminino. Também participaram a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; a coordenadora da Casa, Daciane Barreto; além de outras autoridades.

O evento contou com apresentação cultural e musical, aulas de dança, terapias holísticas, vacinação, teste de diabetes, além de uma palestra sobre a saúde mental e ginecológica da mulher, realizada em parceria com a UniChristus. Na oportunidade, lideranças e representantes de órgãos públicos estiveram reunidos para apresentação do Relatório de Ações desenvolvidas pela Casa nos últimos anos.

Jade Romero ressaltou a importância do fortalecimento de uma rede em prol de ajudar as mulheres cearenses. “Vamos pensar em políticas públicas para além do combate à violência, com foco no setor da autonomia econômica, que capacita a mulher para o mercado de trabalho, como também com um olhar para o cuidado dessa mulher, em especial na questão da saúde mental. A Secretaria de Mulheres irá atuar em todas essas frentes”, disse.

“Esperamos que com as ações que estamos planejando possamos ajudar as mulheres para que elas quebrem esse ciclo de dependência, que muitas vezes se mantém por conta da parte financeira. Então é muito importante que você, mulher, denuncie, procure ajuda, se você está sendo vítima de violência física, verbal, psicológica, patrimonial, dos mais diversos tipos. Procure ajuda. Nós queremos poder fortalecer a nossa rede para encorajar essas mulheres”, completou a vice-governadora.

Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, destaca que o equipamento é a concretização de um sonho acalentado e construído pela sociedade civil, movimentos de mulheres, feministas e organismos estaduais e municipais de políticas públicas para as mulheres.

“Durante estes quatro anos nós resistimos e seguimos ofertando os serviços da Casa porque tivemos o apoio imprescindível e a atuação efetiva do Governo do Estado. Enfrentamos e vencemos inúmeros desafios. Nos insurgimos contra a via-crúcis percorrida por nossas irmãs em situação de violência, que vagavam a esmo, em busca de apoio, empatia e acolhimento. O machismo estrutural, a misoginia, a sociedade patriarcal, são ingredientes letais que fulminam qualquer possibilidade de fiar as teias de uma convivência tranquila e respeitosa entre os gêneros”, finaliza Daciane, reiterando que a Casa funciona 24 horas de domingo a domingo.