Casa da Mulher Cearense de Sobral realizou quase 7 mil atendimentos em um ano de funcionamento

29 de junho de 2023 - 20:00

Aniversário foi celebrado nessa quinta-feira com inauguração da sala OAB Mulher na unidade

As mulheres da Região Norte do Ceará encontram apoio e proteção na Casa da Mulher Cearense de Sobral, que foi inaugurada em 30 de junho de 2022. O primeiro ano de funcionamento da unidade foi celebrado na tarde dessa quinta-feira (29), com as presenças da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; da vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; e de outras autoridades.

O equipamento, gerido pela Secretaria das Mulheres, é um importante pilar no combate à violência contra as mulheres e na promoção da autonomia. Até o momento, a unidade já realizou quase 7 mil atendimentos. Além de Sobral, o Ceará, atualmente, tem Casas implantadas em Juazeiro do Norte e Quixadá, e uma sendo construída em Iguatu.

À população sobralense, Jade Romero afirmou que é compromisso fortalecer e ampliar as políticas públicas e rede de proteção às mulheres no estado. “O nosso papel é poder promover oportunidades e descortinar o mercado de trabalho para essas mulheres. Temos o Ceará Credi Mulher, com R$ 20 milhões para as mulheres empreendedoras, novos negócios, seja individualmente ou em grupo. A autonomia econômica é fundamental para que possamos enfrentar a violência”, disse Jade Romero, citando ainda a atuação do Comitê Estadual Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Combate ao Feminicídio.

A Casa reúne Delegacia de Defesa da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Na unidade, as mulheres vítimas de violência recebem ainda atendimento psicossocial e são orientadas por profissionais em um setor que atua na autonomia econômica, a fim de tornar a vítima independente financeiramente do agressor, que em grande parte dos casos é o próprio companheiro de relacionamento.

OAB Mulher

Nessa quinta (29), também foi inaugurada a sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Mulher). “Vamos fazer articulação para fortalecer a nossa política junto às instituições parceiras, acolhendo e atendendo as mulheres. Vamos replicar [a sala OAB Mulher] nas outras Casas”, reforçou Jade Romero.

A iniciativa vai somar ao trabalho que já está sendo realizado. “Esse trabalho de excelência é feito por uma equipe que acredita e não solta as mãos uns dos outros”, afirmou Izelda Ribeiro, coordenadora da Casa da Mulher Cearense de Sobral.