PReVio: Vice-Governadoria do Ceará vai apoiar projetos protagonizados por jovens moradores das periferias de Fortaleza

25 de junho de 2021 - 14:16 # # # # # # #

A Vice-Governadoria do Ceará articulou reunião com jovens e diversos coletivos relacionados ao Grande Bom Jardim na tarde da última quinta-feira (24). A pauta da conversa, realizada através da internet, foi a apresentação e o detalhamento de segmentos e ações do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). Ao fim das explicações, os participantes puderam tirar dúvidas, sugerir ideias e falar suas expectativas sobre tudo o que foi debatido.

Especificamente para a reunião desta quinta, um dos principais focos foi a explanação sobre o Laboratório de Juventudes (LabJuv). Com objetivo de apoiar projetos protagonizados por jovens moradores das periferias da cidade de Fortaleza e também formar agentes criativos, promovendo um intercambio de ideias entre os participantes, a ação vai atender todos os territórios do Pacto por um Ceará Pacífico.

Pedrita Viana, coordenadora territorial do Pacto por um Ceará Pacífico no Grande Bom Jardim, lembrou que os jovens selecionados para os LabJuv receberão uma bolsa de R$ 300 e também terão direito a um capital semente de R$ 20 mil para os projetos aprovados. “Vamos chegar junto desta população jovem, apoiando e aperfeiçoando suas iniciativas”, completou.

“O LabJuv nasceu da experiência nos territórios, reconhecendo os jovens que protagonizam projetos, que possuem ideias para prevenção de violência e valorização da vida. A ação vem com o propósito de reconhecer e também fortalecer todas essas atividades”, finalizou.

O Projeto Jovens Agentes de Paz, o Coletivo Oh Vibe,o VIESES-UFC, o Coletivo Motim, o Coletivo Gueto Queen, o Grupo de Oração Fraternidade Água Viva e o Projeto Viva Cidadania/CDVHS foram algumas das instituições presentes na reunião desta semana.

PReVio

O PReVio é uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico e tem como objetivo geral qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, na perspectiva de redução de vulnerabilidades e de violências para públicos específicos: crianças, jovens, adolescentes gestantes, egressos do sistema socioeducativo, população LGBT e mulheres em situação de violência.

O Programa possui três pilares principais: um direcionado à prevenção social da violência, outro para modernização policial, e um terceiro para a prevenção da reincidência infracional em adolescentes.

Entre as estratégias centrais do PReVio, está o incentivo a ações que fortaleçam o planejamento e a gestão municipal da segurança e contribuam para a prevenção comunitária da violência, incluindo a violência doméstica, de gênero e juvenil, com estimativa de beneficiar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ de dez municípios que concentram 60% dos homicídios de adolescentes e jovens do Ceará (Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Sobral).