Vice-Governadoria promove oficina sobre ferramenta de prevenção à violência contra a mulher

24 de março de 2022 - 16:26 # # # #

A Vice-Governadoria do Ceará promoveu, nesta quinta-feira (24), uma oficina para discutir o Sistema de Gestão e Informações de Mulheres (SIGIM), ferramenta que será utilizada para o combate e a prevenção à violência contra a mulher no estado. A ação está ligada às propostas do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). O encontro, que aconteceu em Fortaleza, contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; a titular da Defensoria Pública Geral do Ceará, Elizabeth Chagas; a secretária executiva de Política para as Mulheres da Secretaria de Proteção Social (SPS), Denise Aguiar; além de outras autoridades.

Izolda Cela ressaltou a importância da execução de ações de prevenção no combate à violência contra a mulher por parte do Governo do Estado. “O SIGIM vem para o acompanhamento e também com o objetivo de ter uma força preditiva frente aos riscos de reincidência. Atuando de forma mais efetiva nesse sentido poderemos ter uma ação preventiva muito mais evidente. Esperamos que em breve possamos já utilizar a ferramenta. Nós somos muitos e em diversas frentes e isso é muito bom, temos um potencial de força, mas é também um desafio. Um desafio de coordenar, integrar, para que não possamos perder nossa força”, disse.

Sandro Caron reiterou o comprometimento da SSPDS com a pauta em debate e também elogiou os profissionais envolvidos com o SIGIM. “Sempre quando alguém questiona qual o nível de preocupação da SSPDS com o tema violência a mulher, eu digo que o nível é máximo. O que mostra o nosso comprometimento é a qualidade dos nossos profissionais que foram escalados para essa missão. Todo aquele que nesse estado ousar praticar o crime de violência contra a mulher será devidamente punido. O que todos queremos é impedir que esses crimes sejam praticados, é a prevenção, é o que está sendo buscado aqui”, pontuou.

Carla da Escóssia, assessora especial da Vice-Governadoria, aproveitou para enfatizar a força da coletividade em uma causa tão importante.”Esse trabalho é feito em muitas mãos. O que está sendo aqui apresentado é um esforço coletivo e quanto mais pessoas chegarem nessa causa é ainda melhor. Estamos abertos para agregar quem quiser ajudar”, comentou.

Após as falas das autoridades presentes, a equipe técnica da Vice-Governadoria apresentou o trajeto percorrido na elaboração e consolidação dos indicadores de avaliação de risco de violência contra a mulher. Os indicadores foram exibidos em dois blocos: indicadores de cada política (saúde, educação, segurança, assistência social e sistema de justiça) e indicadores consolidados (aqueles que se repetem em todas as políticas). A programação continuou pela tarde com a realização de atividades em grupo.

SIGIM

O SIGIM está entre as propostas da expansão do Pacto por um Ceará Pacífico, através do PReVio, sendo uma ação integrada dos diversos atores que compõem a rede de proteção às mulheres em situação de violência no Estado do Ceará. A ferramenta, após implementação, espera atingir alguns resultados como conseguir traçar o perfil da mulher vítima de violência e seu respectivo agressor, contribuir com a tomada de decisão por parte do poder público, subsidiar a expedição de medidas protetivas, com embasamento no histórico de atendimentos que envolvem às vítimas de violência, colaborar na gestão dos casos, estabelecer a avaliação do risco, entre outros.

“O apoio às mulheres é muito importante. Alguém que passa por uma situação difícil como essa, ela deve ter um suporte e ter sua vida transformada, emancipada sob diversos aspectos. Acredito que é isso que nos move. Desejo que sejamos eficientes e persistentes para fazer um trabalho bem legal e que esteja em uso o mais breve possível”, completou a vice-governadora.