Vice-Governadoria do Ceará recebe Prefeitura de Fortaleza e apresenta PReVio

20 de outubro de 2021 - 13:32 # # # # # #

A Vice-Governadoria do Ceará recebeu o prefeito de Fortaleza, José Sarto, para apresentar o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) sob comando da vice-governadora Izolda Cela e da assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia. Expansão do Pacto por um Ceará Pacífico, a ação tem como objetivo geral qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, além de visar reduzir vulnerabilidades e violências para públicos específicos.

Izolda Cela exaltou a iniciativa e ressaltou o impacto de ações como o PReVio para a população. “Vejo o PReVio como uma oportunidade de aprendizagem institucional. Esse tipo de política, que olha para pessoas em estado de vulnerabilidade, não é nada fácil, é desafiador, mas algo fundamental para amparar essa parcela da sociedade”, disse.

José Sarto salientou a importância da existência do trabalho em conjunto entre prefeitura e estado para atender melhor os interesses dos cearenses. “Fiz questão de vir para esse pontapé inicial para que possamos, em parceria com a Vice-Governadoria, trabalhar na área da prevenção da violência em Fortaleza. Precisamos trabalhar de forma integrada, juntos pela nossa Capital”, pontuou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, procurador geral de Fortaleza, Fernando Oliveira, a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, o secretário municipal da Segurança Cidadã, Eduardo Holanda, o secretário municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho, o diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Marcílio Távora, o coordenador municipal de juventude, Davi Gomes, além de outras autoridades.

União de setores

Carla da Escóssia aproveitou a oportunidade para destacar como o encontro desta quarta-feira foi frutífero e que novos encontros devem acontecer em breve. “A ideia era que a gente pudesse ter esse primeiro momento com vocês, de apresentação e troca de ideias. Vamos marcar novos encontros para aprofundar o que foi debatido hoje, nos fortalecer, ajudar uns aos outros para seguir com esse importante trabalho”, comentou.

Braço da Vice-Governadoria, o núcleo de Mediação de Conflitos foi citado pelo secretário Eduardo Holanda como um dos exemplos de bons agentes no combate à violência. “Das várias formas que podemos combater à violência, talvez uma das mais eficientes seja a ferramenta da articulação, dos mediadores de conflito. O DNA da questão de prevenção aos atos violentos é também uma questão do município”, discorreu.

Sobre o programa

O PReVio possui três pilares principais: um relacionado à prevenção social da violência, outro para modernização policial, e um terceiro para a prevenção da reincidência infracional em adolescentes. Entre as estratégias centrais do programa, está o incentivo a ações que fortaleçam o planejamento e a gestão municipal da segurança e contribuam para a prevenção comunitária da violência, incluindo a violência doméstica, de gênero e juvenil, com estimativa de beneficiar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ de dez municípios que concentram 60% dos homicídios de adolescentes e jovens do Ceará (Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Sobral).

O programa também concentrará seus esforços em fortalecer a capacidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em prevenir e investigar crimes violentos no Estado, com foco especial nas áreas mais vulneráveis à violência de Fortaleza. Para isso, promoverá ações e programas que fortaleçam a capacidade de análise criminal da SSPDS com dados e inteligência artificial, as estratégias de policiamento comunitário orientado para a solução de problemas e a capacidade de inteligência e investigação policial.

O PReVio também irá apoiar a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) com objetivo de evitar a reincidência infracional dos adolescentes do Estado, trabalhando com os 18 centros socioeducativos administrados pela SEAS. Para isso, realizará ações e programas centrados na identificação e manejo dos fatores de risco, segurança dos adolescentes e funcionários, ampliação e adequação da oferta de educação e empregos e programas de reinserção comunitária e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto