Governo do Ceará realiza consulta pública virtual sobre implementação do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência

4 de novembro de 2020 - 16:53 # # #

O Governo do Estado, por meio da Vice-Governadoria, da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou na tarde desta quarta-feira (4) consulta pública virtual para discutir os aspectos sociais e ambientais do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio).

O evento contou com as participações da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, da secretária de estado da SPS, Socorro França, da assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia, do consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Federico Monte. Algumas instituições da sociedade civil também marcaram presença na reunião virtual, como a Mães pela Diversidade Ceará, o Conselho Cearense de Direitos das Mulheres, o Fórum Sobralense LGBT, a Coordenadoria Estadual LGBT entre outras.

Izolda Cela abriu o evento reafirmando o impacto positivo produzido pelos serviços de prevenção no combate à violência. “Para enxergar o problema da violência, uma das mazelas mais gravosas, que aflige a sociedade de uma maneira tão dura, precisamos ter competência para olhar de uma forma mais ampla o todo. Além das ações de repressão e contensão do que acontece, nós precisamos ter força na área na prevenção. Hoje nós temos uma oportunidade importante de ter recursos e secretarias para executar as nossas ações previstas”, pontuou.

Socorro França corroborou com a vice-governadora e comemorou iniciativa tão positiva por parte do Governo do Estado. “No momento que você reduz a vulnerabilidade, você tem uma política de prevenção, quando se reduz a violência existe um trabalho para as pessoas que estão em vulnerabilidade. É uma junção espetacular. É preciso que um projeto como esse seja institucionalizado para que possamos ter um olhar voltado para essas pessoas e assim elas tenham mais possibilidades”, disse.

Ainda durante a consulta pública, após a apresentação e o detalhamento do PReVio, quem acompanhou o evento através da internet pôde fazer perguntas, via chat, e ter suas dúvidas sanadas acerca da iniciativa.

Saiba mais

A iniciativa é uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico e tem como objetivo geral qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, na perspectiva de redução de vulnerabilidades e de violências para públicos específicos: crianças, jovens, adolescentes gestantes, egressos do sistema socioeducativo, população LGBT e mulheres em situação de violência.

O PReVio vai implementar diversas ações, tais como o Centro de Referência Cidadã, um espaço que irá ofertar cursos de qualificação profissional além de apresentar um local para a interação comunitária, e a construção de 12 Unidades Integradas de Segurança Pública (UNISEGs), prédios que comportam um efetivo de 250 policiais e que também serão utilizados para o uso social da comunidade. Estão previstas ainda: a implantação do Centro Estadual de Referência LGBT, que contará com serviço especializado e humanizado voltado à população LGBT, e a criação das Salas Lilás, voltadas para o fortalecimento da política de prevenção à violência de gênero nos municípios cearenses.