Governo do Ceará discute implantação da língua alemã nos Centros Cearenses de Idiomas

10 de março de 2020 - 13:49 # # # #

Igor Cavalcante - Repórter Queiroz Netto - Fotos

O Governo do Estado do Ceará recebeu, nesta terça-feira, 10, uma comitiva da Alemanha para discutir a inclusão do idioma alemão nos Centros Cearenses de Idiomas. A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, representou o governador Camilo Santana no encontro. Ela também apresentou a evolução educacional dos estudantes cearenses nos níveis básico, fundamental e médio. 

Até agora, duas escolas de educação profissional ofertam o alemão no Estado: a Paulo VI, no Jardim América, e a Juarez Távora, no bairro de Fátima, ambas em Fortaleza. “Recebemos esse grupo, que é responsável pelo ensino de alemão no Brasil, com a expectativa de expandir a parceria que já temos para além das duas escolas. Temos essa perspectiva de expansão para os Centros Cearenses de Idiomas, além de incluir a Alemanha como possibilidade para a realização de intercâmbios por meio do programa Estudar Fora”, disse Izolda Cela. 

Oportunidades

Neste ano, passou a vigorar no país europeu a nova Lei da Imigração Qualificada. A mudança facilita a entrada de trabalhadores estrangeiros graduados e com formação de nível técnico. “Especialmente na área da saúde, precisamos de muitos enfermeiros e médicos, e como esse pessoal precisa falar alemão, nossa ideia é expandir a oferta aqui no Brasil. A ideia não é tirar a mão de obra do Brasil, mas sim convidar pessoas que não estão encontrando trabalho aqui, mas que podem encontrar lá”, ressaltou Maria Könning-de Siqueira Regueira, cônsul-geral da Alemanha em Recife

A rede pública de ensino no Ceará conta com 13 Centros de Idiomas, distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte, que juntos dispõem de 9.488 vagas. Para 2020, há previsão de serem inauguradas mais três unidades, nos municípios de Quixadá, Camocim e Aracati. Todas as unidades ofertam os cursos de inglês e espanhol. A do bairro Papicu, em Fortaleza, disponibiliza também o francês.

“Hoje ainda estaremos reunidos com a equipe vendo a possibilidade de incluir o alemão (nos CCIs), porque isso abre uma oportunidade de valorização. Eles estão abrindo as portas por conhecerem o Ceará, os investimentos que o governador vem fazendo na educação, então isso facilita demais”, afirmou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Comitiva

Além da vice-governadora, da cônsul-geral e da secretária da Educação do Ceará, compuseram a mesa: 

Damaris Jenne, conselheira para assuntos de imprensa e cultura na embaixada da Alemanha em Brasília e presidente da comissão para o ensino de Alemão no Brasil;

Thomas Schmitt, cônsul-geral em Porto Alegre;

Johannes Bloos, vice-cônsul geral e conselheiro para assuntos de cultura no Consulado Geral do Rio de Janeiro;

Julius Calaminus, conselheiro para assuntos de cultura no Consulado Geral de São Paulo;

Hans-Jürgen Fiege, cônsul honorário da Alemanha em Fortaleza;

Reseda Streb, coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã;

Rafael Deschka, diretor do Departamento de Ensino de alemão para a América do Sul no Coethe Institut de São Paulo;

Lúcia Alt, coordenadora do Projeto Pasch para o Brasil no Goethe Institut São Paulo;

Juliane Messerschmidt, futura coordenadora do Projeto Pasch;

Frank Emmerich, diretor do Departamento de Ensino de alemão do Goethe Institut de Salvador;

Paul Voerkel, do serviço alemão de intercâmbio Acadêmico;

Josiane Richter, diretora da AbraPa;

Katrin Beguhi, coordenadora de língua alemã para Santa Catarina e Rio Grande do Sul;

Ingo Mahadjer-Kangarlou, diretor alemão da Escola Porto Seguro em São Paulo.