Izolda Cela participa do Fórum Nacional de Governadores e debate o fortalecimento da democracia no país

23 de agosto de 2021 - 15:27 # # # # # #

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, representou o governador Camilo Santana na reunião do Fórum Nacional de Governadores que aconteceu nesta segunda-feira (23). Na ocasião, pontos importantes foram debatidos como a contribuição do Nordeste para a defesa do sistema democrático no ambiente institucional brasileiro, a renovação do compromisso em relação com a questão socioambiental e a discussão de pautas que tramitam no Congresso Nacional e interessam diretamente os estados, municípios e a população.

Representantes dos 24 estados e do Distrito Federal estiveram presentes na reunião virtual. A secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, acompanhou a vice-governadora.

Izolda Cela aproveitou a oportunidade para afirmar que os estados estão fazendo o possível, seja por atos ou na abertura de canais de comunicação, visando o encontro de soluções para o Brasil. “Nesta segunda também foram feitos encaminhamentos para abrir espaços de diálogo com o próprio presidente da República ou quem ele designe para tratar com os governadores. Os presidentes da Câmara Federal, Senado e Supremo Tribunal Federal (STF) também serão acionados através desses canais, sempre importantes e valorizados pelos governadores, para que todos possam vir ao encontro das melhores soluções para o país”, disse.

Consórcio Brasil Verde

A reunião marcou a criação do Consórcio Brasil Verde. Trata-se de uma associação que visa articular os estados buscando uma melhor organização para as ações em defesa do meio ambiente. A vice-governadora do Ceará comentou a medida aprovada pelos demais chefes estaduais do país. “É algo importante para dar força, relevância e efetividade para essa agenda essencial nos dias de hoje. Sem dúvidas, uma ação que impacta no nosso presente e futuro”, pontuou.

Melhoria na educação

A educação também foi pauta no Fórum Nacional de Governadores. Izolda Cela fez questão de relembrar que o Ceará é um dos estados que está aguardando a liberação de verbas referentes aos precatórios do FUNDEF para dar seguimento nas melhorias no campo da educação dentro do território cearense. “A questão dos precatórios e a condução feita pelo Ministério da Fazenda foi outra pauta abordada. É um recurso muito importante para os estados que há anos lutam e batalham por esse direito. No caso dos precatórios do FUNDEF, algo muito valioso para fortalecer a educação. No momento, o estado do Ceará é um dos credores desse recurso, principalmente para esse momento de superação de toda a problemática que a pandemia vem causando”, finalizou.