Governo do Ceará, TJCE e Fiec firmam parceria para abertura de vagas em cursos profissionalizantes a vítimas de violência doméstica

16 de fevereiro de 2023 - 13:36 # # # #

A vice-governadora Jade Romero participou, nesta quinta-feira (16), da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Governo do Ceará (através da Secretaria da Proteção Social – SPS), Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e Federação das Indústrias do Estado (Fiec) visando a criação de 300 vagas em cursos profissionalizantes e educação continuada a vítimas de violência doméstica. O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento de ações sociais, por meio da educação, para mulheres que vivenciaram esta realidade. A solenidade aconteceu no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.

Jade Romero ressaltou que a parceria firmada também será pauta recorrente dentro da Secretaria das Mulheres. “Sabemos que para quebrar o ciclo de violência, a mulher precisa se fortalecer economicamente, ela precisa se livrar dessa dependência financeira. E isso só acontece com a sua inserção no mercado de trabalho. Essa também será uma de nossas prioridades dentro da Secretaria das Mulheres. Agradecemos essa parceria e seguiremos em busca de colocar a mulher em uma posição de autonomia econômica”, disse.

Abelardo Benevides Moraes, presidente do TJCE, salientou que é papel de todas as esferas da sociedade trabalhar por melhores condições para mulheres vítimas de violência. “Nós estamos apenas procurando reforçar, dar mais ênfase para o assunto. Certamente faremos mais outras ações. É uma pauta atual da sociedade e temos consciência que cada um deve fazer sua parte para que esse quadro de violência possa acabar. Com essas vagas, elas receberão um treinamento, serão capacitadas, quem sabe algumas poderão iniciar até o próprio negócio”, pontuou.

Também participaram da solenidade o secretário executivo da SPS, Paulo Roberto Santos Guedes; o presidente da Fiec, José Ricardo Montenegro Cavalcante; a coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Marlúcia Araújo Bezerra; além de outras autoridades.