Governo do Ceará discute escolarização nos Centros Socioeducativos

29 de janeiro de 2020 - 08:42

Lígia Duarte - Repórter Queiroz Netto - Fotos

A educação é a base fundamental para a ressocialização dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Ceará. Desta forma, prestes a iniciar um novo ano letivo dentro dos centros socioeducativos, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará(Seduc) e Secretaria da Educação do Município (SME), iniciou nesta terça-feira (28) encontro pedagógico para profissionais envolvidos com a oferta de escolarização no Sistema Socioeducativo.

O evento que está sendo realizado no auditório da Vice-Governadoria, teve a participação da governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, que ressaltou a importância da escolarização para a ressocialização dos jovens.

“Eu vejo que se nós conseguirmos encontrar maneiras de estruturar uma boa ação educacional para eles (jovens do sistema), tem uma possibilidade muito importante de contribuir para a reorganização da vida deles”, ressaltou, dando destaque para os últimos números positivos referentes à educação e como eles impactam positivamente na vida das pessoas.

O encontro iniciou com palestras de fortalecimento das práticas educativas desenvolvidas nos Centros Socioeducativos do Estado que serão realizadas até esta quarta-feira (29), como informa a assessora técnica de educação da Seas, Aparecida Costa. “Esse encontro de formação pedagógica é importante para a gente situar as instituições parceiras, em relação ao papel do professor nos centros socioeducativos […] Estamos tentando trazer para essa formação a sensibilidade do trabalho nos centros socioeducativos. O que a educação realmente representa para esse profissional e o que se pode levar de melhor para esses adolescentes.”

Estiveram presentes professores de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Nortes lotados pela SME e Seduc, que atuaram neste ano nos centros socioeducativos.