Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza entregam nova areninha no bairro Vila União

23 de janeiro de 2020 - 08:46 # # # #

Igor Cavalcante - Repórter Carlos Gibaja - Fotos

Moradores do bairro Vila União e do entorno têm uma nova opção de lazer na região. Na noite desta quarta-feira (22), a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, e o prefeito Roberto Cláudio inauguraram a nova areninha Francisco Daltro Vasconcelos. A iniciativa integra o projeto Juntos por Fortaleza, parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura para estimular a convivência social na Capital e valorizar a formação cidadã.

Áreas com alto índice de vulnerabilidade social são beneficiadas com os equipamentos. Até agora, 20 foram entregues em Fortaleza, que já conta também com outras 28 areninhas, de maior porte. A areninha da Vila União recebeu investimento de R$ 167 mil. O campo tem 540 mil metros quadrados, e é equipado com gramado sintético, além de nova iluminação, paisagismo, campinho de areia e calçadas em todo o seu entorno.

Esporte na formação cidadã

Em sua fala, a governadora em exercício exaltou o papel do esporte e do lazer na inclusão social. “O esporte é um dos canais mais importantes de formação cidadã. As crianças gostam, participam, se animam e, junto com isso, podem aprender tantas coisas importantes para a vida delas”, afirmou.

O prefeito Roberto Cláudio destacou a parceria entre o Estado e o Município no projeto Juntos por Fortaleza. “Quando fazemos uma areninha como esta, tornamos o espaço também mais seguro. Se tem luz, se tem vida, se tem gente, estamos, pelo caminho do espaço público, promovendo também a paz”, disse.

Lazer perto de casa

A dona de casa Ana Lúcia, 30, mora na Vila União há cerca de 20 anos. Ela exaltou as mudanças que viu ocorrer no bairro ao longo desse tempo. “As areninhas, principalmente, fazem muita diferença para a gente. Meu filho já joga muito na outra, mais perto da Lagoa do Opaia. Essa aqui é mais perto de casa, fica melhor. Até porque, como é menor, é ideal para as crianças”, disse.