Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza reforçam parcerias com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha

30 de agosto de 2019 - 17:00 # #

Giuliano Vandson - texto Queiroz Netto - Fotos

Nesta sexta-feira (30), a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de secretários estaduais e municipais participaram de um encontro com representantes da Cruz Vermelha para fortalecer parceria entre a entidade e o poder público.

“Hoje nos reunimos com a representante maior da Cruz Vermelha, a Mary Wertnz, que trabalha na sede na Suíça, além de outros representantes da entidade. Então, nesse encontro estamos apresentando melhor os programas que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado e pela prefeitura de Fortaleza. Esses progrmas são relativos ao acesso seguro de profissionais nas áreas mais afetadas pela violência, a formação de profissionais na área de segurança pública, dentro das normas e dos tratados que respeitam a dignidade humana, além de ações que estamos desenvolvendo junto ao Ministério Público e a própria Cruz Vermelha, para que possamos fortalecer os trabalhos na prevenção e valoriação da vida”, explicou a vice-governadora Izolda Cela.

De acordo com Mary Wertnz, chefa adjunta das operações da Cruz Vermelha, em Genebra, na Suíça, a reunião foi muito importante pois reforça a parceria com o Ceará nas áreas humanitárias coordenadas pela CICV e que o Pacto por um Ceará Pacífico é um exemplo para diversos países. “Viemos entender o trabalho da delegação e do acesso mais seguro. O Brasil sempre foi um parceiro do CICV, garantindo ações positivas com os migrantes, com os necessitados e em defesa da vida. Do meu ponto de vista, as respostas que estao sendo dadas aqui em Fortaleza, no Ceará, através do Ceará Pacífico, é algo que pode e deve ser usado como experiências em outros países. É muito importante essas ações voltadas para o lado mais pobre da cidade. Nós trabalhamos em muitos países, e é visível essa diferença e a disposição de fazer valer uma mudança. Com isso gostaria de agradecer a vice-governadora por coordenar tão bem essas ações e ao prefeito por auxiliar nesse trabalho e nessa parceria. Estamos muito gratos.”

Segurança Pública

Presente na reunião, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, André Costa, destacou as ações da SSPDS contra o tráfico de drogas, na redução da violência e no combate ao crime. “Estamos alinhando e integrando bem as ações de segurança, tivemos um grande avanço na área aqui no Ceará, os números da violência estão reduzindo, temos um forte controle no sistema penitenciário, um aumento na sensação de segurança, em especial, nas áreas mais periféricas. Em Fortaleza, implantamos uma política territorial em novembro de 2017 e quase dois anos depois tivemos uma redução de mais de 75% nos homicídios. Isso é o reflexo do trabalho em conjunto do Estado e da prefeitura dentro do Pacto por um Ceará Pacífico no combate ao crime”.

Fortaleza

No âmbito municipal, Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, reforçou o papel da PMF na parceria e destacou algumas ações. “A prefeitura se reuniu com o Ministério Público e ficamos de assinar um convênio com o CICV para atuar com as pessoas desaparecidas. Hoje temos na prefeitura algumas fontes de informações que podem auxiliar nesse processo. Os prontuários eletrônicos, os cadastros do bolsa família e o bilhete único são algumas das plataformas de identificação que podem ser utilizadas nesse processo”.

Estiveram presentes na reunião a chefe da delegação regional do CICV para Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca Aeschlimann, o chefe adjunto do CICV, Filipe Carvalho, a diretora regional de operações para as Américas, Sophie Orr e Valentina Torricelli, além da coordenadora de Programas e Projetos da Vice-governadoria, Carla da Escóssia, do coordenador Especial da Administração Penitenciária, Alexandre Leite, do secretário da juventude de Fortaleza, Julio Brizzi e a secretária de saúde do município, Joana Maciel.