Vice-governadora participa de curso sobre políticas públicas promovido pela Comunitas nos Estados Unidos

19 de julho de 2019 - 11:25 # #

Giuliano Vandson/Comunitas - Texto Ryan Reyburn/Comunitas - Fotos

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou, de 15 a 19 de julho, do International Program for Public Leaders in Washington, DC, nos Estados Unidos. Além de Izolda Cela, diversos governadores e prefeitos desembarcaram em solo americano para o curso que é correalizado pela Comunitas e a Leadership Academy for Development (LAD) – projeto do Center on Democracy, Development and the Rule of Law (CDDRL), parte do Freeman Spogli Institute for International Studies da Universidade de Stanford, e elaborado em parceria com a Escola Johns Hopkins de Estudos Internacionais Avançados.

“Nosso objetivo durante esta semana é ampliar o repertório de soluções na construção de políticas públicas em contextos complexos. A Comunitas acredita no poder transformador da coalizão de lideranças multisetoriais para a transformação social e a iniciativa desse programa representa um movimento positivo para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo da liderança pública no Brasil”, explicou a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves.

Durante os dias de curso, foram tratados temos voltados para o desenvolvimento da gestão pública, tais como: Democracia e a transformação de cidades; Estudos comportamentais e uso da tecnologia; Parceria público-privada e; Investimentos e educação.

A vice-governadora analisou as temáticas abordadas no curso e reforçou os desafios para a sua implantação. “Tem alguns pontos que estão sendo discutidos nesses dias que enfocam a relação da iniciativa privada com os governos através de PPP´s e mesmo modalidades de privatização e outras afins. Eu vejo isso como algo muito importante, que é desafiador pra gente no Brasil, de uma forma geral. Eu vejo nessa integração das partes de governos e iniciativa privada algo muito importante. Boas construções nesse sentido podem trazer boas respostas para a população, que é o objetivo comum, que é o que move todos nós”, explica Izolda Cela.

Estão entre os participantes nomes da gestão pública brasileira como Izolda Cela, vice-governadora do Ceará; Ronaldo Caiado, governador de Goiás; Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais; Filipe Sabará, presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo; Hélder Barbalho, governador do Pará; Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE); Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP); Miguel Coelho, prefeito de Petrolina (PE); e Nelson Marchezan Filho, prefeito de Porto Alegre.

Izolda Cela destacou a importância do curso para o Ceará. “Tendo essa oportunidade, a partir do Comunitas, de participar desse curso com a participação da Universidade de Stanford e também da Johns Hopkins. É muito interessante poder compartilhar experiências e ouvir pessoas que tem a capacidade de fazer análises comparadas, saber diferentes realidades, de desafios que são enfrentados sob diversas perspectivas. Então eu acho isso muito instrutivo. Eu acho que é uma oportunidade muito boa pra quem está na gestão, que é sempre uma demanda muito intensa, cheia de urgências. E poder refletir, pensar e compreender melhor a dinâmica de políticas públicas é muito bom”, ressalta a vice-governadora do Ceará.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Por meio do envolvimento de diversos atores, estimula e fomenta ações conjuntas com o propósito comum de promover o desenvolvimento sustentável por meio da parceria de líderes empresariais, engajados nas várias frentes de atuação da Comunitas.

É a segunda vez que a Comunitas promove a ida de lideranças públicas para capacitação e troca de experiências em universidades renomadas mundialmente. Em 2018, a organização coordenou o Accelerating Growth in Brazilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors, em uma das mais renomadas universidades do mundo, a Universidade de Columbia, em Nova Iorque (EUA).