Ceará Pacífico: Vicente Pinzon realiza XIV Feira NAPAZ em clima de carnaval

5 de fevereiro de 2018 - 12:27 # # # #

Rodrigo Barros - Repórter

Com muito confete e serpentina. Foi assim que os moradores do Grande Vicente Pinzón, em Fortaleza, realizaram a XIV edição da Feira NAPAZ. A ação aconteceu no último sábado (03), e, através do Pacto por um Ceará Pacífico, contou com o apoio do gabinete da vice-governadora, em parceria com a Secretaria Executiva Regional II da Prefeitura de Fortaleza e a Casa Civil do Governo do Estado.

Para a assessora técnica do Pacto por um Ceará Pacífico no Vicente Pinzón, Camilla Paiva, a feira é um instrumento para trazer a paz social na comunidade. “A Feira NAPAZ visa estabelecer uma ocupação positiva do território. Quando se abre espaço para cultura e arte, automaticamente você está fechando portas para o crime”, explica.

A Feira NAPAZ estimula o comércio e a interação entre os morad9ress calçadas da rua Altamira, o que mais se via eram barraquinhas vendendo pasteis, churrasquinho e comidas típicas. As atrações ficaram por conta do grupo de flauta Acord´arte, da banda Parahyba e Cia. Bate Palmas, além do grupo de forró Farra de Playboy. Os moradores do bairro ainda fizeram apresentações de dança contemporânea e swing.

Capoeira

Há 13 anos, Antônio Romário está à frente do grupo Zumbi de Capoeira. Atualmente, o projeto conta com 25 crianças e adolescentes do Grande Vicente Pinzón. Romário dá aulas de capoeira uma vez por semana, no Núcleo de Ação pela Paz do bairro. “O esporte e o lazer tem que fazer parte do cotidiano dessas crianças. E essa feira dá a oportunidade da gente se apresentar, de mostrar o nosso trabalho. É muito importante para a gente aqui da comunidade”, comemorou o mestre.

A próxima edição da Feira NAPAZ, no Vicente Pinzón, deve acontecer em março.