CE Pacífico: Vicegov e Seduc conhecem experiências de instituição dos EUA na área de competências socioemocionais

15 de março de 2019 - 16:10 # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria Queiroz Neto - Fotos

Durante os dias 13 e 14 de março na Secretaria da Educação do Ceará, a entidade Youth Guidance apresentou para o assessor especial da Vice-governadoria, Fernando Oliveira, a coordenadora dos territórios do Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia, além da equipe técnica da Vicegov, o programa Becoming a Man (BAM). Além da equipe da vice-governadoria, tambem participaram gestores, diretores escolares e técnicos da Seduc.

O BAM atua com a perspectiva de mudança na trajetória de vida de jovens e adolescentes, reforçando as ações nas competências socioemocionais. Apresentando valores fundamentais como autodeterminação, autoconsciência sobre seus sentimentos, atuando através de sessões semanais em grupo e com o apoio de conselheiros do BAM informado sobre traumas, com jovens aprendendo a lidar com emoções difíceis com calma, mantendo o foco na escola.

“Esses alunos que estão dentro da escola do território do Ceará Pacífico e são jovens que vivem o que chamamos de círculo da violência, pois perderam pais, amigos ou familiares e essa metodologia do BAM vem se somar com a atuação da Seduc, que possui um legado forte na atuação com as competencias socioemocionais. Para nós que estamos trabalhando em territórios de vulnerabilidade, é mais uma ferramenta quevem ajudar para que consigamos trazer de volta esse jovem para o ambiente escolar e que ele se sinta seguro na escola”, destacou Carla da Escóssia.

Definida a forma de execução do programa no Ceará, um total de 21 escolas, localizadas em territórios do Pacto por um Ceará Pacífico, em Fortaleza, foram escolhidas pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para participar de um projeto piloto que será realizado em parceria com a Youth Guidance.

Como vai funcionar?

“O workshop com a equipe do programa Becoming a Man (BAM), realizado em Chicago, nos Estados Unidos, para explicar o funcionamento e a metodologia do sistema BAM. Estamos analisando a proposta, pois queremos continuar trabalhando com as competências socioemocionais como já fazemos, porém com alunos com necessidades específicas. Após definida a atuação, começamos um projeto piloto em escolas do territórios por um Ceará Pacífico”, explica a coordenadora da gestão pedagógica do Ensino Médio da Seduc, Iane Nobre.

Youth Guidance

A Youth Guidance é uma provedora americana de Chicago que trabalha diretamente com escolas, pais e famílias para conhecer as crianças onde elas estão – fisicamente dentro das escolas, social e emocionalmente – e ajudá-las a romper ciclos de violência, superar a vida e obstáculos acadêmicos, fazer escolhas positivas e permanecer à direita caminho para o sucesso da vida. Atualmente atua diretamente com cerca de 11.000 jovens.